As memecoins foram criadas a partir de memes que viralizaram na internet, e agora são atração no mercado das criptomoedas. Saiba como investir com segurança!
O universo das criptomoedas possui uma “ramificação” dentro de seu setor que são as “memecoins”. Essas moedas são chamadas de criptomoedas meme porque foram desenvolvidas inspiradas em piadas da internet, mas acabaram sendo levadas a sério por chamarem a atenção do mercado e valorizado rapidamente.
A mais conhecida entre elas e sobre a qual você provavelmente já ouviu falar é a famosa Dogecoin (DOGE). Mas você sabia que existem outras memecoins além dela? Continue lendo para conhecê-las e entender se vale a pena investir em criptomoedas meme.
No artigo a seguir, vamos abordar os seguintes tópicos:
Sendo literalmente o que o nome diz, as “memecoins” são criptomoedas originadas a partir de memes que viralizaram na internet em algum período, e aproveitando o fenômeno da viralização, equipes desenvolvedoras criaram um sistema de rede cripto batizada com o nome do meme.
Um exemplo é Dogecoin, que pode ser explicada como “a moeda do meme do cachorro”, porque é exatamente isso o que é: uma criptomoeda baseada no popular meme do cachorro da raça Shiba Inu. Existe uma diferença importante entre as “Memecoins” e as “Shitcoins”, as “moedas porcaria”.
Essas shitcoins são moedas fake, frutos de um golpe ou scam, cujo objetivo é angariar um alto valor inicial de investidores e depois retirar a moeda de circulação.
As memecoins, em contrapartida, são criptomoedas reais, apenas não têm o mesmo objetivo das altcoins, por exemplo, ou do Bitcoin, que é se tornar referência no mercado de capital de criptomoedas, criar um ecossistema próprio e ter valor de capitalização.
Ainda assim, ter um alto valor é possível e a Dogecoin, mencionada há pouco, é um bom exemplo. Após ter sido citada por Elon Musk em seu Twitter, valorizou ao ponto de hoje acumular 95 bilhões de dólares no mercado de capitalização.
Isso reforça uma das características das memecoins: a alta volatilidade, superando as altcoins ou Bitcoin.
As memecoins, justamente por terem sido desenvolvidas após o lançamento de um cripto se tornar mais barato, podem não ter um whitepaper bem embasado como o Bitcoin. E as equipes que as desenvolvem podem não ter muita experiência ou não ter um projeto a longo prazo. Afinal, o objetivo não é ser uma gigante do mercado.
A elevada volatilidade dessas memecoins, porém, favoreceu a alta de algumas moedas que se popularizaram e chamaram a atenção de investidores.
Para ilustrar melhor o mercado das memecoins, aqui estão algumas das melhores memecoins do mercado.
Já aceita por algumas empresas como forma de pagamento, a Dogecoin foi criada em 2013, e não possui protocolo ou Whitepaper como o Bitcoin, já que seu desenvolvedor tinha como objetivo se divertir.
Essa criptomoeda meme é uma moeda independente, possui seu software e banco de dados, e suas operações têm taxas de baixo custo, além de serem rápidas.
Seu mercado de capital ultrapassou a marca de 11 bilhões de dólares, mas seu fim está mais para investimento especulativo do que para transações financeiras e meios de pagamento.
É importante destacar que há uma grande diferença entre Dogecoin e Shiba Inu Coin. Essa segunda, embora também baseada no mesmo cachorro, possui um ecossistema diversificado e complexo por trás.
Quer entender mais detalhes sobre essa meme coin? Assista ao vídeo abaixo e veja as características de Dogecoin, bem como se vale a pena ter essa criptomoeda em sua carteira:
Shiba Inu é uma criptomoeda meme criada em 2020 como um token na rede Ethereum. A identidade do desenvolvedor ou grupo de desenvolvedores iniciais do projeto é desconhecida. A única informação que conhecemos é seu pseudônimo Ryoshi.
Criada como uma paródia do criptoativo Dogecoin, SHIB começou como uma simples brincadeira, mas que foi ficando cada vez mais séria.
A Shiba Inu surgiu com a ideia de ser um experimento totalmente descentralizado, em que a pessoa por trás do projeto alega não ter investido um único centavo na sua criação para ver até onde SHIB chegaria como um ativo totalmente controlado pela comunidade de usuários ao invés de uma empresa ou pelo próprio Ryoshi.
Atualmente, Shiba Inu continua como um projeto com governança descentralizada, ou seja, qualquer pessoa pode participar da comunidade e ter uma voz ativa na tomada de decisões sobre o projeto, como propor novas funcionalidades em atualizações.
A Shiba Inu conta com uma comunidade bastante engajada e os desenvolvedores seguem anunciando novidades para a criptomoeda meme, como o lançamento de uma rede de segunda camada.
Confira no vídeo a seguir os principais detalhes sobre Shiba Inu:
Pepecoin é uma criptomoeda meme baseada no personagem Pepe the Frog, um meme popular da internet. Ela faz parte do movimento de criptomoedas de memes, que ganhou destaque por seu apelo cultural e por ser impulsionada pela comunidade.
Esses tokens são negociados em exchanges descentralizadas e centralizadas, e seu valor é altamente influenciado pelo hype e pelo engajamento da comunidade.
Lançada em 17 de janeiro de 2025, a criptomoeda $TRUMP foi apresentada como a "moedameme oficial" do ex-presidente dos EUA, três dias antes de sua posse. A ausência inicial de um anúncio oficial gerou dúvidas sobre sua autenticidade, mas Trump confirmou o token horas depois em postagens no X e Truth Social.
O site oficial reforça a legitimidade do projeto, com um logotipo cartunizado do ex-presidente erguendo o punho — referência ao atentado que ele sobreviveu em julho de 2024.
A volatilidade das criptmoedas meme, que se tornou atraente pelas histórias sobre oportunidades de tornar o investidor uma pessoa milionária, deixa o mercado das memecoins altamente especulativo.
E se no universo das altcoins já é difícil tentar prever as altas e baixas através de acompanhamento direto dos valores, estudo e acompanhamento das notícias e até da política, analisando as memecoins, percebe-se que são ainda mais imprevisíveis.
Seus valores podem subir por uma febre na internet, por uma piada de alguma celebridade, por um comentário de uma personalidade influente no mercado ou por anúncios e patrocínios, como fez a equipe da Dogecoin durante as olimpíadas de inverno de 2014, na Rússia.
O conceito FOMO (Fear of Missing Out), ou “medo de ficar de fora” em português, resume o “efeito manada” que pode acontecer no universo das criptos. Nesse ponto, é possível dizer que o mercado das memecoins segue exatamente o mesmo conceito.
Basicamente, a tendência é que muitos usuários comprem um cripto ao mesmo tempo, ao verem que a moeda viralizou de uma hora para a outra, fazendo com que o preço suba muito rápido, e as negociações aconteçam todas ao mesmo tempo, com o objetivo de alto retorno.
Quando o preço das moedas começa a descer, o efeito manada acontece reversamente, com os investidores querendo passar os criptos para frente, a fim de recuperar o valor investido na alta da moeda. A oferta é tanta, que automaticamente desvaloriza consideravelmente seu mercado.
É importante separar segurança de volatilidade.
Os riscos de se investir em meme coins são os golpes que podem estar por trás de um cripto que parece lucrativo.
Já a volatilidade faz parte desse universo, e o importante é tentar amenizá-la quando se investe. Quanto a isso, o melhor caminho é buscar conhecimento sobre o universo das criptomoedas, entendendo sobre estratégias, técnicas e funcionamento e ainda sobre a proposta e projeto de cada ativo.
Depois da alta popularização das memecoins e dos altos investimentos, tornou-se comum encontrar criptomoedas meme para negociação. Muitas delas, porém, fora de corretoras.
Justamente por ter se tornado popular, que é necessário saber diferenciar as verdadeiras meme coins das falsas. As shitcoins.
Geralmente as falsas criptomoedas são de redes onde a equipe desenvolvedora possui mais da metade dos tokens, e isso é um alerta. Os cripto memes confiáveis já são negociáveis em corretoras, sem a necessidade de que o usuário negocie em sites independentes.
O intuito das moedas digitais é a transparência, então seja lidando com altcoin ou meme coin, é importante que o usuário se certifique de que a equipe tem o projeto público da moeda na internet. Nesse caso, tem de ser possível acessar auditorias dos projetos através de pesquisas simples na rede.
Uma dica importante é realizar o investimento de maneira diversificada, principalmente quando se trata de meme coins, já que a volatilidade no universo das criptomoedas é maior com as moedas originadas de memes.
Conforme mencionado, as cripto memes oscilam de valor por fatores mais abstratos, como comentários de pessoas influentes e redes sociais. Portanto, a ideia das memecoins, em essência, pode ser sintetizada como um “investimento de alto risco com potencial para grandes retornos”.
Investir requer segurança, confiança e conhecimento dos próximos passos para obter lucros e amenizar prejuízos.
Além disso, é importante destacar que para saber se vale a pena investir em alguma criptomoeda ou qualquer outro ativo é preciso analisar o seu perfil de investidor e olhar o momento da moeda.