Meme coins: Veja quais são e se valem a pena investir

As meme coins foram criadas a partir de memes que viralizaram na internet, e agora são atração no mercado das criptomoedas. Saiba como investir com segurança!

Equipe Coinext
11/3/2022
Meme coins: Veja quais são e se valem a pena investir
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

O universo das criptomoedas possui uma “ramificação” dentro de seu setor que são as “meme coins”. Essas criptos são assim chamadas porque foram desenvolvidas por causa de memes, mas acabaram sendo levadas a sério por terem chamado a atenção do mercado e valorizado rapidamente.

A mais conhecida entre elas e sobre a qual você provavelmente já ouviu falar é a famosa Dogecoin (DOGE). Mas você sabia que existem outras meme coins além dela? Continue lendo para conhecê-las e entender se vale a pena investir em criptomoedas meme.

No artigo a seguir, vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que são meme coins.
  • Principais criptomoedas meme do mercado.
  • Riscos de investir em meme coins.
  • Como investir em meme coin de forma segura
  • Vale a pena investir em criptomoedas meme?

O que são Meme Coins? 

Sendo literalmente o que o nome diz, as “meme coins” são criptomoedas originadas a partir de memes que viralizaram na internet em algum período, e aproveitando o fenômeno da viralização, equipes desenvolvedoras criaram um sistema de rede cripto batizada com o nome do meme. 

Um exemplo é Dogecoin, que pode ser explicada como “a moeda do meme do cachorro”, porque é exatamente isso o que é: uma criptomoeda baseada no popular meme do cachorro da raça Shiba Inu.

Existe uma diferença importante entre as “Meme coins” e as “Shitcoins”, as “moedas porcaria”.

Essas shitcoins são moedas fake, frutos de um golpe ou scam, cujo objetivo é angariar um alto valor inicial de investidores e depois retirar a moeda de circulação.

As meme coins, em contrapartida, são criptomoedas reais, apenas não têm o mesmo objetivo das altcoins, por exemplo, ou do Bitcoin, que é se tornar referência no mercado de capital de criptomoedas, criar um ecossistema próprio e ter valor de capitalização. 

Ainda assim, ter um alto valor é possível e a Dogecoin, mencionada há pouco, é um bom exemplo. Após ter sido citada por Elon Musk em seu Twitter, valorizou ao ponto de hoje acumular 95 bilhões de dólares no mercado de capitalização. 

Isso reforça uma das características das meme coins: a alta volatilidade, superando as altcoins ou Bitcoin. 

As meme coins, justamente por terem sido desenvolvidas após o lançamento de um cripto se tornar mais barato, podem não ter um whitepaper bem embasado como o Bitcoin. E as equipes que as desenvolvem podem não ter muita experiência ou não ter um projeto a longo prazo. Afinal, o objetivo não é ser uma gigante do mercado.

A elevada volatilidade dessas meme coins, porém, favoreceu a alta de algumas moedas que se popularizaram e chamaram a atenção de investidores.

Invista em criptomoedas de forma segura. Abra sua conta agora.

Quais são as principais criptomoedas meme? 

Para ilustrar melhor o mercado das meme coins, aqui estão algumas das mais conhecidas atualmente: 

Dogecoin (DOGE)

Já aceita por algumas empresas como forma de pagamento, a Dogecoin foi criada em 2013, e não possui protocolo ou Whitepaper como o Bitcoin, já que seu desenvolvedor tinha como objetivo se divertir. 

Essa criptomoeda meme é uma moeda independente, possui seu software e banco de dados, e suas operações têm taxas de baixo custo, além de serem rápidas.

Seu mercado de capital ultrapassou a marca de 91 bilhões de dólares, mas seu fim está mais para investimento especulativo do que para transações financeiras e meios de pagamento.

É importante destacar que há uma grande diferença entre Dogecoin e Shiba Inu Coin. Essa segunda, embora também baseada no mesmo cachorro, possui um ecossistema diversificado e complexo por trás.

Quer entender mais detalhes sobre essa meme coin? Assista ao vídeo abaixo e veja as características de Dogecoin, bem como se vale a pena ter essa criptomoeda em sua carteira:

Dogelon Mars (ELON)

A Dogelon Mars é um criptoativo baseado na Ethereum, e também um trocadilho com a moeda Doge, e ao sonho do empresário Elon Musk de ir a Marte.

Seu valor de pico de negociação aconteceu em outubro de 2021, com US$1,4 bilhões. A partir daí a moeda teve uma queda de 48%. 

O objetivo é que o cripto seja uma moeda intergaláctica, mas ainda não foram divulgados projetos.

Vira-Lata Finance (REAU)

A Vira-Lata é uma criptomoeda meme brasileira, assim como o meme do “vira-lata caramelo”.

A equipe de desenvolvimento aproveitou o meme no Brasil e alta das moedas representadas por cachorros, e elaborou a “REAU”, com foco na educação financeira.

Assim como descrevemos a ideia das meme coins anteriormente, a Vira-Lata não possui um ecossistema, e ainda não está nas exchanges internacionais.

Seguindo um exemplo diferente dos anteriores, esse cripto teve uma queda considerável, e já não tem grande liquidez ou oferta e demanda, então não é aconselhada como uma boa opção para investimento de meme coin.

YooShi (YOOSHI)

A cripto YooShi faz menção ao personagem Yoshi, do jogo Super Mario, e não possui muitos usuários. Seu valor teve uma queda de 60% desde o último pico.

A moeda pode chegar a ser parte do metaverso, mas não há um projeto divulgado a respeito, além de especulações. O YooShi tem US$30 milhões mensais em capital de mercado, e atualmente está em 2 apenas exchanges.

Banano (BAN)

Assim como YooShi, a Banano é um criptoativo da rede BSC. O nome vem de uma indireta à moeda “Nano” que utiliza tecnologia experimental diferente da tecnologia da rede Blockchain.

Um dos objetivos dessa meme coin é melhorar o processamento de transações financeiras, e a rede usa maneiras inusitadas para ganhar popularidade, como dar airdrops de brinde aos usuários.

A cripto teve seu pico em abril e uma segunda “maior alta” em outubro de 2021. Atualmente ela é negociada em exchanges descentralizadas.

Vale destacar que entre esses exemplos de meme coins, a DOGE é a única que possui uma certa relevância no mercado.

Invista em DOGE e nas outras principais criptos do mercado. Clique e abra sua conta.

Quais são os riscos? 

A volatilidade das criptmoedas meme, que se tornou atraente pelas histórias sobre oportunidades de tornar o investidor uma pessoa milionária, deixa o mercado das meme coins altamente especulativo.

E se no universo das altcoins já é difícil tentar prever as altas e baixas através de acompanhamento direto dos valores, estudo e acompanhamento das notícias e até da política, analisando as meme coins, percebe-se que são ainda mais imprevisíveis. 

Seus valores podem subir por uma febre na internet, por uma piada de alguma celebridade, por um comentário de uma personalidade influente no mercado ou por anúncios e patrocínios, como fez a equipe da Dogecoin durante as olimpíadas de inverno de 2014, na Rússia.

O conceito FOMO (Fear of Missing Out), ou “medo de ficar de fora” em português, resume o “efeito manada” que pode acontecer no universo das criptos. Nesse ponto, é possível dizer que o mercado das meme coins segue exatamente o mesmo conceito.

Basicamente, a tendência é que muitos usuários comprem um cripto ao mesmo tempo, ao verem que a moeda viralizou de uma hora para a outra, fazendo com que o preço suba muito rápido, e as negociações aconteçam todas ao mesmo tempo, com o objetivo de alto retorno.

Quando o preço das moedas começa a descer, o efeito manada acontece reversamente, com os investidores querendo passar os criptos para frente, a fim de recuperar o valor investido na alta da moeda. A oferta é tanta, que automaticamente desvaloriza consideravelmente seu mercado.

Diversifique sua carteira na Coinext.

Como investir em Meme Coin de forma segura?

É importante separar segurança de volatilidade. 

Os riscos de se investir em meme coins são os golpes que podem estar por trás de um cripto que parece lucrativo. 

Já a volatilidade faz parte desse universo, e o importante é tentar amenizá-la quando se investe. Quanto a isso, o melhor caminho é buscar conhecimento sobre o universo das criptomoedas, entendendo sobre estratégias, técnicas e funcionamento e ainda sobre a proposta e projeto de cada ativo.

Depois da alta popularização das meme coins e dos altos investimentos, tornou-se comum encontrar criptomoedas meme para negociação. Muitas delas, porém, fora de corretoras. 

Justamente por ter se tornado popular, que é necessário saber diferenciar as verdadeiras meme coins das falsas. As shitcoins. 

Geralmente as falsas criptomoedas são de redes onde a equipe desenvolvedora possui mais da metade dos tokens, e isso é um alerta. Os cripto memes confiáveis já são negociáveis em corretoras, sem a necessidade de que o usuário negocie em sites independentes. 

O intuito das moedas digitais é a transparência, então seja lidando com altcoin ou meme coin, é importante que o usuário se certifique de que a equipe tem o projeto público da moeda na internet. Nesse caso, tem de ser possível acessar auditorias dos projetos através de pesquisas simples na rede.

Invista em criptos de forma segura.

Vale a pena investir em “criptomoedas meme”?

Uma dica importante é realizar o investimento de maneira diversificada, principalmente quando se trata de meme coins, já que a volatilidade no universo das criptomoedas é maior com as moedas originadas de memes.

Conforme mencionado, as cripto memes oscilam de valor por fatores mais abstratos, como comentários de pessoas influentes e redes sociais. Portanto, a ideia das meme coins, em essência, pode ser sintetizada como um “investimento de alto risco com potencial para grandes retornos”.

Investir requer segurança, confiança e conhecimento dos próximos passos para obter lucros e amenizar prejuízos.

Além disso, é importante destacar que para saber se vale a pena investir em alguma criptomoeda ou qualquer outro ativo é preciso analisar o seu perfil de investidor e olhar o momento da moeda.

Com o auxílio da Coinext, você se certifica de que vai aprender com a corretora, garantindo que tenha segurança e perspectiva na hora de investir. Crie sua conta na Coinext, conheça nossa área da educação e acesse nosso blog e canal do Youtube para entender com mais clareza o universo das criptomoedas!

meme-coins-cta
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback