Vale a pena investir na criptomoeda ADA? Nesse conteúdo, você encontra todas as informações sobre Cardano e entenda os motivos para ter atenção ao ativo.
A Cardano é uma plataforma Blockchain para contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (DApps). Seu token nativo, é chamado ADA.
Como uma grande parte das criptos, ela foi criada a partir da proposição de soluções para outras criptomoedas. Mas será que vale a pena investir na criptomoeda ADA? Quais as vantagens e riscos? É o que falaremos neste artigo. Confira os principais tópicos:
ADA é o token nativo da rede Cardano, que possui as seguintes funções:
Foi lançada em 2017 por Charles Hoskinson, cofundador da Ethereum. Com o sucesso do projeto e valorização da ADA, o ativo também passou a ser visto como investimento e uma opção para diversificação entre criptoinvestidores.
Criada com a proposta de resolver problemas que outras altcoins e até mesmo o próprio Bitcoin não puderam solucionar, os principais objetivos da Cardano são:
Suas propostas inovadoras pautadas em pesquisas científicas despertaram o interesse de usuários e desenvolvedores, sobretudo instituições financeiras, fazendo a ADA ganhar destaque no mercado cripto.
Antes, é preciso lembrar que não existe uma resposta definitiva para saber se vale a pena ou não investir em uma criptomoeda. O que deve ser feito é analisar as principais características do ativo para avaliar se, de fato, ele se encaixa em seus objetivos e se é compatível com seu perfil de investidor.
Sendo assim, este conteúdo não é uma recomendação de investimentos, apenas um material educativo para te ajudar em sua própria pesquisa.
Confira a seguir as principais vantagens e riscos de investir na criptomoeda ADA.
A criptomoeda ADA possui diversas vantagens que podem tornar o seu investimento interessante, por isso, veja algumas características que podem fazer com que você a coloque no seu portfólio:
Um grande diferencial da Cardano é ser desenvolvida com uma metodologia científica bem estruturada por cientistas e especialistas que seguem trabalhando em melhorias para a rede.
Todas as pesquisas que fundamentam a Cardano e suas atividades de desenvolvimento estão disponíveis e publicadas online.
A Cardano oferece uma arquitetura flexível em duas camadas, uma de liquidez e outra computacional, para processar separadamente as negociações com ADA e execução de contratos inteligentes.
Isso permite que as atualizações nos protocolos sejam feitas sem causar interferência na outra camada. Assim, melhorias e adaptações são feitas com mais facilidade.
Oficialmente, a Cardano afirma que é capaz de processar entre 50 e 250 transações por segundo. Mas seu criador Charles Hoskinson declarou que, por conta da facilidade de implementação de atualizações e inclusão de sidechains, a plataforma poderá suportar até mais de 5 mil TPS.
Esses são grandes diferenciais em relação às Blockchains que existiam antes da Cardano, que fizeram com que o projeto fosse por vezes chamado de “terceira geração das criptomoedas”.
Também é isso o que atrai desenvolvedores para a rede, sobretudo relacionados à construção de soluções para instituições financeiras, que buscam uma alternativa à rede Ethereum.
Logo, é principalmente a demanda pelas funcionalidades e soluções da Cardano, como velocidade, interoperabilidade, sustentabilidade, alta adaptabilidade e segurança, que fazem com que usuários enxerguem valor no token. Esse fator anima investidores que acreditam nos fundamentos da Cardano para o longo prazo.
A Cardano passou a perder espaço para novos projetos que prometem soluções semelhantes ao apresentar atrasos e falhas nos lançamentos de aplicativos e atualizações previstas em seu calendário de desenvolvimento.
Isso gerou discussões em meio à comunidade. Enquanto alguns consideram essa demora como algo natural no caminho de desenvolvimento de um projeto que escolheu inovar, outras pessoas encaram esses atrasos com receio, já que existem outros projetos de Blockchain crescendo e ameaçando conquistar o espaço da Cardano no mercado.
Isso é algo que tem impactado o investimento em criptomoeda ADA e pode gerar mais volatilidade para o ativo. Portanto, quem possui interesse em começar a investir em ADA precisa ter em conta essas questões. Quem já investe, mais do que nunca, precisa se atentar às notícias sobre Cardano para planejar suas operações futuras.
Para saber mais sobre o investimento em ADA (Cardano), assista ao vídeo que preparamos:
Investir em Cardano na Coinext é simples, rápido e seguro. Siga os seguintes passos para comprar sua primeira criptomoeda ADA:
Essas são as principais informações sobre a criptomoeda ADA. Agora, você já sabe qual a previsão para esse ativo e sabe também os motivos pelos quais está constantemente na lista das melhores criptomoedas para investir.
No entanto, vale a pena lembrar que esse conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de investimento. Antes de investir em qualquer cripto, é preciso entender se esse investimento é compatível com seu perfil de investidor e ainda saber se é condizente com seu planejamento e objetivo.
Depois disso, basta criar sua conta e investir em criptoativos de forma simples e segura pela Coinext. Aqui, você encontra a criptomoeda ADA e mais de 50 ativos para diversificar sua carteira.