O que são Oráculos de Blockchain?

Descubra o papel vital dos oráculos na eficácia dos contratos inteligentes, ligando as redes blockchain a sistemas externos e permitindo a integração de dados.

Redação Coinext
Última atualização:
16/5/2024
Criptomoedas

Os oráculos desempenham um papel importante na sustentação eficiente dos contratos inteligentes, conectando redes blockchains a sistemas externos. Eles viabilizam a execução precisa dos contratos inteligentes ao utilizar dados off-chain (fora da blockchain) confiáveis provenientes do mundo real.

Quer saber como funciona os oráculos de Blockchain, continue nesse artigo! 

O que é uma blockchain?

Antes de entender o que são os Oráculos de Blockchain, é necessário compreender um pouco mais sobre essa inovação. A blockchain é uma tecnologia de registro que possibilita o armazenamento seguro e transparente de informações em uma rede descentralizada. Seu funcionamento é como o de um livro-razão digital, onde as transações são registradas em blocos de dados encadeados de forma cronológica e imutável

Em vez de uma única pessoa ou instituição controlando o livro, ele é mantido por uma rede de computadores conectados. As páginas desse livro são os blocos, dentro de cada um dos quais estão contidas uma série de transações. Uma vez registrada em um bloco, é quase impossível alterá-la sem o consenso da rede.

A segurança e a transparência proporcionadas pela blockchain a tornam útil em muitas áreas, como finanças, cadeia de suprimentos e até mesmo votações eletrônicas, onde as pessoas precisam confiar nas informações e transações.

O que são os Oráculos de Blockchain?

Os oráculos são provedores de informações externas (geralmente do mundo real) para blockchains. Esses dados podem ter diversas finalidades e são utilizados nos smart contracts.

Os oráculos de blockchain possibilitam que se tenha um grau de funcionalidade maior para aplicações descentralizadas (DApps). No entanto, é importante entender que funcionam apenas como um intermediário, trazendo e levando dados.

Dessa maneira, quem repassa essas informações para o oráculo enviar para as blockchains são as entidades externas, podendo ser automatizadas ou não. O que o oráculo faz, então, é obedecer ao que está estabelecido pelo smart contract, realizando a busca pela informação no local pré-estabelecido pelo contrato. As informações obtidas pelos oráculos de blockchain podem ser obtidas de diversas maneiras.

Como funcionam os Oráculos de Blockchain?

Como dito anteriormente, os oráculos funcionam como intermediários, coletando dados de fontes externas e, em seguida, alimentando essas informações nos contratos inteligentes de forma que elas possam ser usadas de maneira segura e confiável para executar diversas operações.

O processo geralmente envolve algumas etapas, como:

Solicitação de dados

Na blockchain, um contrato inteligente solicita informações específicas, como:

  • Taxa de câmbio atual;
  • Preço de uma ação;
  • Informações esportivas;
  • Informações meteorológicas.

Consulta de Oráculo

Os oráculos de blockchain buscam as informações requeridas de uma ou várias fontes externas confiáveis. Essas fontes podem incluir APIs na internet ou sensores físicos que capturam dados do mundo real.

Validação

Para garantir a confiabilidade e a veracidade dos dados, os Oráculos muitas vezes implementam procedimentos de validação ou agregação, especialmente se os dados forem coletados de múltiplas fontes.

Transmissão para a Blockchain

Uma vez coletados e validados, os dados são enviados de volta à blockchain e ficam acessíveis ao contrato inteligente. 

Execução do Contrato Inteligente

Com os dados fornecidos pelo oráculo, o contrato inteligente executa a ação predeterminada com base nas condições programadas, como realizar uma transação financeira ou emitir um ticket de seguro.

Vale ressaltar que os Oráculos de Blockchain também introduzem um ponto de potencial vulnerabilidade, visto que a precisão e a segurança do contrato inteligente dependem da confiabilidade do oráculo que fornece os dados.

Quais os tipos de Oráculos?

Os oráculos de blockchain são classificados com base em várias características, incluindo a fonte de seus dados, a direção da informação e sua metodologia de operação.

Oráculos Software

Um oráculo de Software trabalha com informações de fontes digitais, como APIs, websites e banco de dados. Eles são comumente usados para fornecer dados em tempo real, como preços de ativos financeiros, resultados de eventos esportivos ou atualizações de status de voos.

Oráculos de hardware

Esses oráculos conseguem dados do mundo físico. Para isso, utiliza-se de sensores e outros dispositivos de medição. Um exemplo desse uso é que um contrato inteligente pode comunicar-se com um dispositivo IoT (Internet das Coisas) para desbloquear um carro alugado uma vez que o pagamento seja confirmado.

Oráculos Inbound

Esses oráculos levam informações do mundo externo para as blockchains. Eles são os mais comuns e são usados para fornecer dados externos aos contratos inteligentes.

Oráculos Outbound

Os oráculos são provedores de informações externas (geralmente do mundo real) para blockchains. Esses dados podem ter diversas finalidades e são utilizados nos smart contracts.

Os oráculos de blockchain possibilitam que se tenha um grau de funcionalidade maior para aplicações descentralizadas (DApps), porém é importante entender que funcionam apenas como um intermediário, trazendo dados.

Dessa maneira, as informações são repassadas para o oráculo por entidades externas, que as enviam para as blockchains. O que o oráculo faz, então, é realizar a busca pela informação no local pré-estabelecido no contrato. As informações obtidas pelos oráculos de blockchain podem ser obtidas de diversas maneiras.

Quais os usos dos oráculos?

Os oráculos desempenham um papel crucial na integração de dados do mundo real nos sistemas baseados em blockchain. Eles facilitam o acesso a informações externas, como preços de ativos, dados climáticos e resultados de eventos esportivos, permitindo que os contratos inteligentes ajam com base nessas informações.

Em sistemas DeFi, os oráculos são essenciais para fornecer métricas financeiras, como preços de ativos e taxas de juros, possibilitando transações, tais como empréstimos e trocas.

Além disso, os oráculos têm aplicação em seguros, verificação de identidade, governança descentralizada, entre outros aspectos. Sua capacidade de conectar o blockchain com o mundo real torna-os uma peça fundamental na evolução e na adoção mais ampla da tecnologia blockchain em diversos setores.

Quais criptomoedas utilizam Oráculos de Blockchain?

Os oráculos de Blockchain são muitos importantes para o mundo das criptomoedas. Naturalmente, muitas plataformas utilizam essa tecnologia, como:

Chainlink (LINK)

Uma das mais conhecidas, a Chainlink oferece um serviço de oráculo descentralizado que conecta contratos inteligentes com dados do mundo real. É amplamente utilizado em uma variedade de aplicações DeFi e fora dele.

Augur (REP)

Augur é uma plataforma de mercado de previsão descentralizada construída no blockchain Ethereum. Ela permite que os usuários criem e negociem contratos baseados em previsões sobre eventos do mundo real, como eleições e resultados esportivos.

Band Protocol (BAND)

Semelhante ao Chainlink, o Band Protocol fornece um serviço de oráculo que conecta contratos inteligentes com dados externos. Ele visa oferecer acesso a uma ampla gama de informações, incluindo preços de ativos, feeds de dados e APIs.

DIA (DIA)

DIA é uma plataforma de oráculo de dados abertos que fornece acesso a uma ampla gama de informações financeiras e de mercado. Ele visa ser uma fonte confiável de dados para aplicações DeFi e outras aplicações descentralizadas.

Adquira criptomoedas que fazem uso de Oráculos na Coinext!

Agora que vocês já sabem o que são Oráculos de Blockchain, experimentem o poder dessa tecnologia comprando criptomoedas que a utilizam na Coinext.

Nossa plataforma oferece uma experiência intuitiva e segura, perfeita para quem está começando ou já tem experiência no mercado. Com uma variedade de criptomoedas disponíveis e um suporte dedicado, estamos aqui para ajudá-los a explorar o mundo das criptomoedas com confiança.

Façam seu cadastro e comprem agora!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria