Como converter Bitcoin em Real?

Como converter Bitcoin em real? Descubra como transformar Bitcoin em reais pode ser uma tarefa simples. Continue nesse artigo que preparamos.

Redação Coinext
Última atualização:
23/5/2024
Criptomoedas

O Bitcoin (BTC), a primeira criptomoeda funcional do mercado, está se estabelecendo como uma moeda altamente líquida ao nível global, sendo mantida até mesmo por grandes empresas e governos.

Neste contexto, iniciantes do mercado podem se perguntar: afinal, como converter Bitcoin em real? Descubra como transformar Bitcoin em reais pode ser uma tarefa simples e descomplicada.

Como funciona o Câmbio do Bitcoin?

O Bitcoin é atualmente uma das moedas mais líquidas do mundo. A liquidez é um conceito que está diretamente ligado à facilidade de se negociar um determinado ativo, seja para compra ou para venda.

Dezenas de bilhões de dólares em Bitcoin são negociados todos os dias nas plataformas de negociação, um volume massivo que demonstra a grande liquidez da criptomoeda.

Essas trocas são normalmente intermediadas por meio de plataformas especializadas, como:

Converter Bitcoin em reais é uma tarefa bastante simples através das corretoras, sendo necessário apenas confirmar e executar a ordem.

Via um livro de ofertas de compra e venda, gerido pela corretora, essas compras de pequeno e médio porte podem facilmente ser executadas. Compras maiores, na casa dos milhões, podem ser mais indicadas em mercados de balcão, que se diferenciam do tradicional livro de ofertas.

Literalmente, é possível converter Bitcoin em reais em poucos segundos, dependendo da plataforma escolhida. Comprar e vender Bitcoin é simples na Coinext, corretora com quase meio milhão de clientes e presença impactante no mercado brasileiro

Qual o valor de 1 BTC em real?

O preço do Bitcoin, assim como de qualquer outro ativo financeiro, é definido livremente através das milhões de ordens de compra e venda. O preço é simplesmente um sinal do mercado que indica em qual valor os compradores e vendedores estão realizando negócios.

Quando há muito volume de venda, o preço tende a cair, até que haja um ponto de equilíbrio entre vendedores e compradores. Por sua vez, o preço costuma disparar quando a demanda excede a oferta. Este aumento de preços, por sua vez, incentiva os detentores de Bitcoin a vender.

Através da 'Mão Invisível do Mercado', conceito formalizado pelo economista Adam Smith, os preços se ajustam e permitem um mercado líquido.

Por sua vez, o preço do Bitcoin varia constantemente em relação ao real brasileiro. É possível acompanhar o preço do Bitcoin em reais através da Coinext, ou em outras plataformas de análise, como o Tradingview ou mesmo pelo Google.

Basta fazer buscas simples, como 'Cotação do BTC', para acompanhar em tempo real o preço da principal criptomoeda.

É importante destacar que o preço do BTC pode variar a depender da corretora ou do feed de informações analisado. Isso ocorre devido às diferentes condições de liquidez dessas plataformas.

O que saber antes de converter Bitcoin em Real?

Antes de converter bitcoin em reais, tenha em mente alguns importantes conceitos relacionados ao setor.

Tenha Bitcoin para conversão

Naturalmente, é necessário ter Bitcoin antes de realizar a conversão. Este Bitcoin pode estar em auto custódia, ou sob custódia de terceiros. É importante destacar que muitas plataformas não permitem o saque do Bitcoin. Nestes casos, normalmente a empresa permite a venda do Bitcoin direto da plataforma própria.

Caso o Bitcoin esteja sob sua posse, será necessário enviá-lo para a plataforma onde ele será vendido. Novamente, nem todas as plataformas permitem o depósito de Bitcoin. Confira o câmbio da moeda digital e da moeda fiduciária.

Confira o câmbio da moeda digital e da moeda fiduciária

Caso o preço seja um fator relevante para você no momento da venda, confira a cotação do Bitcoin com antecedência. Traders e investidores mais ativos podem preferir vender a criptomoeda em momentos de alta, e acumulá-la durante baixas do mercado.

Encontre uma plataforma que permita a transferência

Encontre uma corretora confiável para a negociação de criptomoedas. Nos últimos anos, diversas corretoras de grande porte enfrentaram sérios problemas, como hacks, perda de criptomoedas e acusações de crimes financeiros, que resultaram na perda de milhares de Bitcoins.

Por sua vez, a Coinext conta com um sólido histórico de sucesso e presença estabelecida no mercado nacional. Os Bitcoins da corretora são custodiados pela BitGo, empresa regulada pela SEC (Comissão de Valores Mobiliários) dos Estados Unidos.

Verifique as taxas

As taxas da corretora de escolha são um fator fundamental para realizar a conversão, visto que algumas plataformas possuem taxas elevadas, fator que pode inviabilizar vendas menores.

Por sua vez, a Coinext conta com taxas de compra e venda que variam entre 0,25% e 0,50%. Confira a página de Taxas, Limites e Prazos para entender o funcionamento da plataforma.

Como sacar Bitcoin?

Uma vez com o bitcoin na Coinext ou outra corretora de escolha, é possível realizar o saque do bitcoin para endereço próprio. É importante destacar que é necessário ter conhecimento técnico sobre auto custódia para evitar o roubo ou a perda dos fundos.

Notavelmente, estima-se que milhões de bitcoins já tenham sido perdidos ao longo da última década e meia devido a erros na auto custódia.

Dito isto, escolha uma carteira e um tipo de endereço confiável. Para o armazenamento de fundos a longo prazo, pode ser recomendado criar o endereço em dispositivos offline, para garantir a completa integridade do processo.

Existem diversas opções de carteira disponíveis no mercado, como carteiras de hardware físico, carteiras de papel, carteiras para dispositivos móveis, desktop e outros. A carteira e o setup de custódia podem variar dependendo das necessidades de segurança e conveniência.

Mas, de forma geral, armazenar bitcoin e outras criptomoedas não é uma tarefa altamente complexa. Uma vez que os conceitos de chave-pública e chave-privada são internalizados, o investidor pode se aventurar no mundo da custódia própria com facilidade. Pode ser recomendado começar com valores menores, para ganhar confiança no processo.

Feito isso, basta informar o valor do saque e a chave-pública do endereço para a plataforma e aguardar a confirmação da transação.

É importante destacar que a camada base do Bitcoin pode ter altas taxas de transação, dependendo do pico de atividade da rede. Em momentos de congestionamento, uma transação simples pode custar dezenas ou centenas de dólares.

É possível analisar as taxas médias e o congestionamento da rede em sites como o Mempool.Space.

Não deixe para depois: compre Bitcoin na Coinext e potencialize seus Investimentos!

Na Coinext, não apenas oferecemos a facilidade de comprar Bitcoin, mas também possibilitamos a conversão desse Bitcoin em reais de forma rápida e segura. Comprar Bitcoin é uma maneira de ingressar no mercado de criptomoedas e aproveitar as oportunidades de investimento que ele oferece. 

Com a Coinext, você pode adquirir Bitcoin de maneira simples, seja para investimento de longo prazo, negociação ativa ou simplesmente para diversificar seu portfólio financeiro.

Comece a investir em na principal criptomoeda hoje mesmo na Coinext e tenha a praticidade de converter seus Bitcoins em reais sempre que precisar.

Faça seu cadastro agora!

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Redação Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria