Cosmos (ATOM Coin): Vale a pena investir?

ATOM coin é o token do projeto Cosmos. A Internet das Blockchains como é chamada atrai atenção de investidores e desenvolvedores. Mas vale a pena investir?

Equipe Coinext
21/3/2022
Cosmos (ATOM Coin): Vale a pena investir?
Compre as principais criptomoedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Comece em instantes.
Começar

Você já imaginou como seria a “Internet das Blockchains”? É assim que o projeto Cosmos se autodenomina por oferecer uma plataforma na qual desenvolvedores podem criar diferentes Blockchains, capazes de trocar dados entre si. E a ATOM coin é o combustível do centro econômico de todo esse ecossistema.

Mas será que vale mesmo a pena investir em ATOM?

Neste artigo você entenderá melhor a importância da interoperabilidade entre redes descentralizadas, e por que criptomoedas relacionadas a projetos multichain se tornaram interessantes alternativas para diversificação de investimentos.

Continue lendo para saber mais sobre:

  • O que é Comos e ATOM coin?
  • Investir em ATOM coin vale a pena?
  • Interoperabilidade Blockchain
  • Expansão do ecossistema
  • Staking e governança
  • Valorização
  • Riscos
  • Onde comprar ATOM coin?

O que é Cosmos e ATOM Coin?

ATOM é o token nativo da Cosmos Hub, centro econômico do ecossistema Cosmos.

A plataforma possibilita a conexão entre Blockchains e o desenvolvimento de aplicativos e serviços que podem ser interconectados. Sua rede apresenta alta performance, com taxas muito baixas e transações finalizadas em aproximadamente 7 segundos.

Com isso, o Cosmos apresenta uma solução não apenas para a barreira de escalabilidade enfrentada pelas tecnologias de Blockchain mais antigas, como também permite a troca direta de dados entre diferentes redes.

Com relação a seu token, não há um limite total de fornecimento de ATOM. A taxa de inflação é ajustada de acordo com a quantia em staking e novos tokens são criados para distribuir recompensas aos stakers.

Além de distribuição de recompensas, no Cosmos, o ATOM é utilizado para cobranças de taxas de rede e para participação da governança da Cosmos Hub.

Logo, o ATOM é de suma importância para a segurança e economia de um promissor projeto voltado para integração multichain. 

Por conta disso, é interessante conhecer melhor os potenciais dessa cripto para entender se, de fato, investir em ATOM coin pode valer a pena. E é sobre isso que falaremos em seguida.

Compre cripto da Cosmos pela Coinext. Abra sua conta grátis.

Investir em ATOM coin vale a pena?

Chegamos à principal pergunta presente neste conteúdo: investir em ATOM vale mesmo a pena?

Bom, não existe uma fórmula específica para isso, pois a escolha de investimento vai depender da meta traçada por cada investidor, das estratégias que utiliza e de até onde pretende assumir os riscos envolvidos.

Portanto, não podemos fazer uma recomendação de investimento, mas conseguimos te ajudar com a informação necessária para que você possa complementar sua própria pesquisa.

Pensando nisso, reunimos aqui alguns aspectos positivos apresentados pelo ATOM, assim como alguns riscos a se considerar:

Interoperabilidade Blockchain

Como mencionamos anteriormente, o Cosmos oferece a interoperabilidade entre Blockchains que torna possível a transferência de dados e valores entre elas. 

A importância da integração multichain, ou seja, de múltiplas cadeias, se deve ao fato de que as redes podem trocar dados diretamente entre si, sem precisar da permissão de um intermediário. Assim, essa comunicação se torna muito mais eficiente.

Isso permite aos usuários o acesso mais prático a informações de várias redes, facilita as transações de ativos digitais e a otimização de aplicativos capazes de interagir entre si, possibilitando a expansão de um ambiente digital ainda mais rico.

Por conta disso, projetos que visam a interoperabilidade são muito úteis para usuários e desenvolvedores, e consequentemente as moedas neles envolvidas tendem a ganhar maior visibilidade e demanda, como é o caso do ATOM.

Traga seu dinheiro para o futuro. Explore o universo das criptos.

Expansão do ecossistema

A Cosmos Hub é a rede principal do ecossistema Cosmos e as Blockchains criadas a partir dela são chamadas de Zones (Zonas). Cada Zone pode ser personalizada com seus próprios tokens, regras de validação e governança específicas.

Esse procedimento oferece aos desenvolvedores uma amplitude de configurações, o que impacta positivamente a criação de vários projetos DeFi, DApps e NFT.

Atualmente já existem mais de 260 aplicativos e serviços funcionando na plataforma, incluindo Binance Chain (BNB), Terra (LUNA) e Crypto.org (CRO). 

O projeto também busca a compatibilidade com EVM (Ethereum Virtual Machine), que fará com que ativos e aplicações desenvolvidos na Ethereum sejam facilmente migrados para o Cosmos.

Toda essa expansão do ecossistema é mais um fator que pode levar à maior adesão do Cosmos e de seu principal token, ATOM coin.

As melhores criptos te esperam. Abra sua conta grátis na Coinext.

Staking e governança

Tokens ATOM podem ser usados para validação de operações da Cosmos Hub por meio do processo de staking, uma forma de adquirir renda passiva com criptos.

Para isso, o usuário mantém uma quantidade de tokens ATOM trancados por um determinado tempo e seleciona um validador, contribuindo para a segurança econômica da rede. Em troca disso, o usuário recebe recompensas em tokens ATOM.

Ao fazer isso, os usuários também recebem o direito de participar da governança da Cosmos Hub, opinando na decisão sobre as propostas de mudanças na rede. E quanto mais ATOM um usuário tiver, maior será o seu poder de voto.

Valorização

O ATOM terminou 2021 em aproximadamente R$188,00. O foco em interoperabilidade e a possibilidade de ainda mais expansão do ecossistema Cosmos podem ter influenciado a valorização que a moeda alcançou, e que pode avançar ainda mais em 2022. Em fevereiro de 2021, Atom coin chegou a ocupar o 21º lugar no ranking das maiores e melhores criptomoedas do mercado de acordo com a Coingecko e tem movimentação diária de cerca de 2,7 bilhões de Reais. (Dados do dia 11/02/2022)

Isso porque, ainda que cada Zone possa ter seu próprio token, o ATOM é a principal moeda do centro econômico Cosmos Hub. E considerando que plataformas multichain têm ganhado espaço ultimamente, é válido ficar atento ao desempenho futuro dessa cripto.

Compre sua primeiro cripto em menos de 20 minutos.

Riscos de comprar ATOM coin

Do mesmo modo que o ATOM cresce juntamente com o Cosmos, o desempenho da moeda também pode sofrer caso o projeto não vá muito bem. Por isso a diversificação da carteira é tão importante, pois mitiga riscos como esse.

Então, estude mais a fundo o projeto Cosmos e analise as melhores possibilidades de diversificação de investimentos para você. Outro ponto interessante é saber se esse ativo é condizente com o seu perfil de investidor.

Além disso, antes de investir em uma criptomoeda, é preciso ter em mente a volatilidade à qual esses ativos estão sujeitos, tendo como reflexo uma considerável oscilação dos preços desses ativos, tanto para o lucro quanto para o prejuízo.

Essa é uma das razões pelas quais se deve acompanhar o mercado e estudar tendências e técnicas buscando identificar os melhores momentos para realizar a compra e venda de ativos.

Invista em cripto com mais segurança. Venha para a Coinext.

Onde comprar ATOM coin?

Para comprar criptoativos, utilize uma exchange ou corretora de criptomoedas, como a Coinext.

Aqui, você consegue negociar não apenas ATOM coin, como também outras opções de criptomoedas para diversificar sua carteira de investimentos. Abra sua conta de forma gratuita, rápida e segura!

atom-coin

Gostou desse conteúdo sobre ATOM coin? Compartilhe com amigos que precisam conhecer essa moeda e abra sua conta para investir na criptomoeda de Cosmos de um jeito mais seguro e prático.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compre Bitcoin e outras moedas com segurança.
Abra sua conta grátis. Faça um Pix. Compre em instantes.
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Mais nesta categoria
CONTEÚDO PRODUZIDO POR
Essas análises são de responsabilidade da Mercurius e não são uma recomendação de investimento.
Assine nossa newsletter e receba conteúdo toda semana
Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo comunicações no meu e-mail
Obrigado! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Oops! Revise seu email e insira um válido.
Concorra a Bitcoins e R$10.000 em prêmios!
Participe da Promoção Indique e Ganhe. Compartilhe seu link de afiliados com amigos e concorra automaticamente.
SAIBA MAIS
Feedback