Como comprar Bitcoin? Passo a passo simples

Quer saber como comprar Bitcoin? Entenda todos os detalhes e aprenda como realizar as suas operações com facilidade e segurança.

Equipe Coinext
Última atualização:
20/12/2023

Como comprar Bitcoin? Esta é uma das questões mais frequentes entre pessoas que estão decididas a aproveitar todas as oportunidades que a maior criptomoeda do mundo pode oferecer.

Sabemos que o mercado de criptomoedas cresceu de forma exponencial nos últimos anos. Para que você tenha uma ideia, entre abril e julho, o número de pessoas físicas investindo em criptomoedas no Brasil chegou a 4,1 milhões, segundo dados da Receita Federal.

Portanto, se você ainda não considera essas moedas e não sabe nada sobre esse universo, pode estar perdendo grandes oportunidades de investimento.

A questão que fica é como sair da teoria e entrar nesse mercado. Como comprar e vender Bitcoin aqui no Brasil de forma prática? Como se tornar um investidor? Como ganhar dinheiro com o Bitcoin, por exemplo? Para responder a essas e outras perguntas, nossa equipe de especialistas preparou este conteúdo para você.

Aqui você vai encontrar nesse artigo:

  • Bitcoin: o que é e quais suas vantagens?
  • Onde comprar e vender Bitcoin?
  • Quem pode vender e comprar Bitcoin?
  • Como comprar Bitcoin na prática?
  • Posso comprar Bitcoin com o cartão de crédito?
  • O que saber antes de comprar e vender Bitcoin?

Bitcoin: o que é e quais suas vantagens?

Antes de aprender como comprar Bitcoin, é importante saber no que consiste essa criptomoeda.

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda lançada no mercado. Sua criação se deu em 2009 por uma pessoa ou um grupo que utiliza o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, e ela revolucionou o mundo financeiro.

Sua principal característica é a sua descentralização, ou seja, ela não é emitida ou controlada por uma entidade central, como Bancos Centrais e governos. Sua operação se dá a partir de uma rede descentralizada de computadores.

O Bitcoin só é possível graças à tecnologia Blockchain. Ela funciona como um livro-razão público e imutável onde todas as transações com a moeda são registradas.

Sempre que uma movimentação acontece na blockchain, ela deve ser verificada para então ser adicionada ao bloco com outras transações. O processo de validação se chama mineração e aqueles que realizam o procedimento são os mineradores. Eles utilizam computadores potentes para competir entre si na resolução de um problema matemático que possibilita a adição ao novo bloco.

O primeiro minerador a realizar isso ganha não apenas o direito de adicionar o bloco à rede, mas também recebe como recompensa alguns Bitcoins, sendo essa a forma como novos Bitcoins são emitidos. Vale ressaltar que o limite de emissão de bitcoins está fixado em 21 milhões, o que ajuda em sua valorização.

Algumas vantagens do Bitcoin, incluem:

  • Segurança e transparência;
  • Acessibilidade Global;
  • Privacidade Financeira;
  • Autonomia do usuário;
  • Baixas taxas de transação para transferências internacionais;
  • Pseudoanonimato;
  • Inovação em finanças e tecnologia. 

Onde comprar e vender Bitcoin?

Atualmente, o método mais comum e seguro de vender e comprar Bitcoin é por meio de uma Exchange. Existe a modalidade de compra e venda de usuário para usuário, conhecida como P2P, mas este método é considerado mais arriscado, pois não conta com uma plataforma que intermedeie e garanta o recebimento dos valores negociados. 

Para comprar e vender Bitcoin por meio de Exchanges, basta que o usuário crie uma conta em uma plataforma facilitadora, como a Coinext, e inicie a negociação com um valor mínimo de R$ 25,00. Com valores assim, é possível adquirir frações do Bitcoin (BTC) e dar início à negociação.

É importante lembrar que, nas negociações realizadas com o auxílio das Exchanges, a carteira inicial, onde os valores são armazenados, pertence à corretora de criptomoedas. No entanto, o usuário pode transferir os valores para uma carteira de criptomoedas individual. 

A venda de Bitcoins pode ser realizada por meio dessas corretoras, atuando apenas como intermediárias ou gerenciando todo o processo com o usuário.

O papel de uma corretora de criptomoedas é conectar pessoas interessadas na compra e venda desses ativos. Tudo isso de uma forma segura, garantindo que as partes cumpram os detalhes da negociação e que os valores combinados sejam mantidos intactos.

Abra sua conta grátis e comece agora mesmo.

Quem pode comprar e vender Bitcoin?

Ao contrário do que muitos pensam, comprar e vender Bitcoins é muito simples, e qualquer um pode fazê-lo. O objetivo da moeda em si é tornar esses processos de transação, compra e venda acessíveis para todos os usuários, mesmo que nem todos saibam dos termos e partes técnicas. 

Para se tornar um negociador de Bitcoins, o usuário pode atuar em operações 'Peer-to-Peer' (P2P), que são transações de pessoa para pessoa, ou simplesmente abrir uma conta em uma corretora de criptomoedas, como a Coinext. 

Para utilizar o serviço da corretora, é necessário realizar um cadastro na plataforma e um depósito na conta, permitindo a utilização desse valor na compra das criptomoedas. Na prática, tudo isso acontece de forma bem rápida e totalmente online.

É importante lembrar que, nas operações P2P, por serem realizadas sem a intermediação de uma corretora, não há garantia de entrega dos valores negociados, tornando esta forma de comprar e vender BTC mais arriscada. Conforme mencionado anteriormente, não é obrigatório ter uma carteira individual para realizar transações de compra e venda de Bitcoin por meio de uma corretora.

O mercado de criptos te espera. Abra sua conta e invista hoje.

Como comprar Bitcoin na prática?

Por ser ainda um universo relativamente novo, é de se esperar que os processos de compra e venda sejam difíceis, mas não é o caso.

Através do intermédio de uma Exchange o processo fica ainda mais fácil. Inclusive, aqui na Coinext, é possível realizar todo o processo por meio do aplicativo, o que torna a compra e a venda de Bitcoin ainda mais simples.

A partir da confirmação do depósito por PIX ou TED feito para a conta da corretora, o usuário já pode negociar e comprar as frações do BTC, os Satoshis

A venda também é simples, pois ela também é consolidada pela corretora das criptos. Restando ao usuário apenas determinar quanto ou quais de suas moedas ele quer vender.

Mais de 40 criptos disponíveis para operar via app.
Clique e abra sua conta

Como comprar Bitcoin rapidamente?

Sabemos que dar o primeiro passo nesse mercado pode ser complicado e muito desafiador. Apesar de parecer complexo, realizar sua primeira operação nesse mercado é um processo que pode levar menos de 20 minutos.

A seguir, confira o vídeo em que preparamos explicando exatamente como comprar seu primeiro Bitcoin em menos de meia hora. Confira:

Posso comprar Bitcoin com o cartão de crédito?

Às vezes o futuro investidor não consegue realizar outros tipos de pagamento para comprar as criptos, e precisa usar o cartão de crédito. Uma operação que não era aceita anteriormente, começou a acontecer com mais frequência no Brasil.

Algumas corretoras de criptomoedas têm aceitado a compra de Bitcoin realizada com cartão de crédito. O que tem suas vantagens e desvantagens.

A operação realizada é aprovada instantaneamente, e o usuário já pode começar o trade  — o processo de compra e venda de BTC —, diferente do depósito via TED, não é necessário aprovação ou horário definido para realizar a compra com o cartão.

Existe, porém, a taxa das Exchanges que variam de uma para outra e podem ser relativamente mais altas quando a compra é realizada com cartão de crédito. Portanto, recomendado ponderar sobre a compra de Bitcoin com o cartão.

Vale a pena comprar Bitcoin atualmente?

Acima, você encontrou algumas informações práticas sobre o processo de compra e venda de Bitcoin. No entanto, é necessário que você entenda alguns outros detalhes presentes nessas negociações, informações que você não encontra em muitos lugares. 

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que estamos falando de um investimento que oferece oportunidades grandiosas, afinal o Bitcoin está na lista das melhores criptomoedas para investir. No entanto, também estamos falando de uma alternativa que oferece riscos. 

A valorização dessa criptomoeda depende de fatores de mercado e comportamento de compra e venda, portanto, ninguém pode afirmar que vai obter valorização no futuro. Mesmo com todo histórico positivo, nada é certo nesse mercado. 

Isso faz com que seja necessário obter conhecimento sobre o mercado antes de comprar e vender Bitcoin. Muitas pessoas não conseguem os resultados que desejam, justamente pelo fato de não entenderem estratégias para gestão de riscos. 

Por isso, muito mais do que contar com uma ferramenta que permita a compra e venda de Bitcoin, você precisa contar com um caminho para aprender sobre esse mercado e ficar mais perto dos objetivos que traçou.

Entretanto, é necessário citar que o ano de 2024 marcará o quarto halving do Bitcoin. Esse evento acontece, em média, a cada quatro anos e é definido pela diminuição pela metade da quantidade de bitcoins emitidos em cada mineração bem-sucedida.

Dados históricos mostram que nesses momentos, o preço do Bitcoin tende a crescer, e apesar de não ser algo certo, analistas indicam que isso irá acontecer novamente. Por isso, pode ser um bom momento para o investimento nessa criptomoeda, desde que faça sentido com a sua carteira. 

Como vimos, o processo de compra e venda de Bitcoin, o trade, tem se tornado mais conhecido e mais realizado mundialmente. E, contrário à expectativa negativa, esse processo é fácil, seguro e rápido. E tende a ser ainda melhor com a ajuda de corretoras de criptomoedas. 

O grande desafio é entender esse mercado, observar as oportunidades em tempo correto e operar considerando os riscos do mercado de criptomoedas. 


Compre e venda Bitcoin com o suporte da Coinext!

Agora que você já sabe como comprar Bitcoin, conte com uma exchange segura para te auxiliar nesse processo. 

Aqui na Coinext, além de uma plataforma prática e com as principais criptos do mercado, você encontra ajuda para operar, comprar Bitcoin e ainda vende suas criptos de forma mais segura. Portanto, crie sua conta grátis e aproveite todas essas vantagens.  

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria