Previsão Chainlink: Vale a pena investir em 2024?

Entenda como foi 2023 e a previsão de Chainlink para 2024, uma das blockchains mais populares do mercado, de acordo com as perspectivas de analistas.

Equipe Coinext
Última atualização:
29/1/2024

A Chainlink (LINK) foi uma das redes Web3 com maior crescimento a partir de 2019. O projeto recebeu atenção de diversas instituições de grande porte, incluindo o próprio Google.

Mas afinal, o que esperar para a Chainlink em 2024? Continue nesse artigo e descubra como será o desempenho dessa criptomoeda ao longo deste ano

O que é e como funciona a Chainlink (LINK)?

A Chainlink é uma rede de Oráculos Descentralizados, cuja principal função é fornecer dados de forma segura para a execução de contratos inteligentes, também conhecidos como smart contracts, em redes blockchain, bem como para empresas e instituições.

Os smart contracts são contratos automatizados que operam conforme regras pré-definidas. Eles estão presentes nas redes blockchain e podem ser utilizados para tarefas variadas, tais como a criação de uma carteira de Bitcoin com múltiplas assinaturas, ou para construir Aplicações Descentralizadas, conhecidas como DApps, que são mais complexas.

No entanto, para o funcionamento eficaz dos smart contracts e DApps que necessitam de dados do mundo real, uma fonte confiável para a obtenção dessas informações é essencial. É neste contexto que a Chainlink se destaca.

As aplicações para dados em contratos inteligentes são diversas. Por exemplo, uma empresa de seguros pode utilizar dados meteorológicos da rede para precificar o seguro de um voo comercial. Da mesma forma, um DAO (Organização Autônoma Descentralizada), atuando como um fundo de investimento ou em uma Exchange Descentralizada, também chamada de DEX, pode utilizar a rede de oráculos para obter informações sobre o preço dos ativos.

O fornecimento de informações na Chainlink é diversificado e descentralizado, permitindo que projetos, empresas e usuários escolham quais Oráculos utilizar com base em aspectos como reputação e custo.

A rede Chainlink é incentivada pelo token LINK, utilizado tanto para pagar pelos serviços da rede quanto para outras aplicações. Os Oráculos, por sua vez, são incentivados a fornecer informações precisas para continuar recebendo ativos e para melhorar sua reputação

O que influencia o preço da Chainlink?

Uma série de fatores pode afetar o preço de criptoativos como o Chainlink (LINK). Confira abaixo algumas questões que podem impactar o token nativo.

Maior demanda pela rede

Como pode ser observado, a Chainlink é uma rede focada em sua utilidade. Dessa forma, quanto maior for a adoção da rede por empresas, projetos Web3, instituições e indivíduos, maior tenderá a ser o valor do criptoativo.

Ciclos de mercado

Os ciclos de mercado de alta e baixa das criptomoedas são, sem dúvida, um fator importante na precificação dos ativos do setor. Em momentos de alta, uma variedade de projetos e iniciativas tende a surgir, o que normalmente impulsiona a adoção de várias redes blockchain, como foi observado durante o último grande mercado de alta.

Da mesma forma, mercados de baixa tendem a eliminar empresas e projetos ineficientes, fazendo com que todo o setor seja afetado de forma correlacionada.

Especulação

Muitos traders podem tomar decisões de compra e venda com base na expectativa de que haverá uma maior demanda por aquele criptoativo no futuro. Estas decisões podem ser baseadas em fundamentos, como aumento da adoção, ou simplesmente na ideia de que novos especuladores surgirão, de modo a fazer os preços caírem ou se apreciarem.

Riscos da tecnologia

As redes blockchain e projetos Web3 estão se estabelecendo como tecnologias confiáveis, à medida que o setor completa uma década e meia de história. No entanto, essas tecnologias estão sujeitas a problemas, como bugs e ataques, que possuem diferentes níveis de gravidade.

Alguns desses problemas são conhecidos e têm solução. No entanto, a exploração de tais problemas pode impactar negativamente o preço dos ativos, embora isso não seja uma certeza, visto que depende das decisões de compra e venda de muitas pessoas e instituições.

Concorrência com outros projetos 

O mercado de tecnologia é demasiadamente competitivo, e novas soluções podem surgir. Neste contexto, a Chainlink, que é a rede de Oráculos dominante, pode perder espaço para projetos mais eficientes e precisos.

Como foi o desempenho da Chainlink (LINK) em 2023?

O ano de 2023 foi consideravelmente positivo para o preço da Chainlink. O criptoativo saiu da região dos US$ 5 e foi buscar valores próximos a US$ 15, uma alta de cerca de três vezes no acumulado do ano.

A ação do preço da LINK seguiu o movimento do mercado geral de criptomoedas. Os principais criptoativos do mercado, como BTC, ETH e SOL, apresentaram valorizações significativas ao longo de 2023.

Qual o desempenho histórico anual da Chainlink (LINK)?

A Chainlink passou por um movimento de mercado muito observado em diversos criptoativos. Desde a sua criação, o criptoativo cresceu exponencialmente, atingindo o topo durante o último grande mercado de alta. Após isso, o criptoativo despencou de valor durante o último mercado de baixa.

Previsão e expectativas para Chainlink em 2024

Confira abaixo algumas novidades, considerações e expectativas para a principal rede de Oráculos Descentralizados para o ano de 2024.

Atualizações e novidades da Chainlink

"Contribuidores do projeto compartilharam que um dos focos do desenvolvimento da Chainlink em 2024 será um maior suporte para os mercados RWA (Real World Assets), que podem ser traduzidos como Ativos do Mundo Real, conforme uma publicação do The Guardian Times.

A tecnologia de tokenização permite que ativos financeiros sejam registrados e negociados em redes blockchain, de forma semelhante às criptomoedas tradicionais. A tecnologia de tokenização pode impactar de forma significativa os mercados financeiros nesta década. Importantes nomes do mercado tradicional, como Larry Fink, CEO da BlackRock, uma das maiores gestoras de ativos financeiros do mundo, comentaram sobre a tecnologia:

Os ETFs de Bitcoin são o primeiro passo da revolução tecnológica nos mercados financeiros; o segundo passo será a tokenização de todos os ativos financeiros.

Essas implementações devem ocorrer na Chainlink com a ampliação do Cross Chain Interoperability Protocol (CCIP), que permite a integração de dados entre diferentes redes blockchain.

O contribuidor de pseudônimo ChainLinkGod comentou sobre o desenvolvimento:

'Daremos grande prioridade ao CCIP para atender à demanda alimentada pelos mercados de capitais que se movem na rede'.

Atualmente, bilhões em ativos financeiros estão registrados em diferentes redes blockchain. Neste contexto, a Chainlink pode se destacar como uma rede para o fornecimento de dados para este setor do mercado de criptoativos.

Analistas otimistas

Surgiram nos últimos meses uma série de análises otimistas para o preço da LINK. O analista Lark Davis afirmou que o Chainlink deve chocar o mercado de criptomoedas em 2024:

Chainlink vai chocar o mundo cripto em 2024. […] Chainlink é muito mais do que apenas oráculos.”

Lark apontou para um interesse crescente do mercado institucional no criptoativo, destacando o alto prêmio nas ações do Grayscale Chainlink Trust. Este prêmio, que é a diferença entre a cotação do fundo e o ativo no mercado real, indica que os investidores tradicionais estão dispostos a pagar mais para obter exposição ao criptoativo por meio do fundo da Grayscale.

Lark apontou também para recentes desenvolvimentos de grandes instituições financeiras adotando a Chainlink como um Oráculo, como foi o caso do sistema de compensações internacionais Swift:

“Estas são as maiores e mais importantes empresas de serviços financeiros do mundo”.

Mercado de criptomoedas em 2024

Nos últimos meses, surgiram uma série de análises otimistas sobre o preço da LINK. O analista Lark Davis afirmou que o Chainlink deve surpreender o mercado de criptomoedas em 2024:

“O Chainlink vai surpreender o mundo das criptomoedas em 2024. [...] O Chainlink é muito mais do que apenas oráculos.”

Lark apontou um crescente interesse do mercado institucional no criptoativo, destacando o alto prêmio nas ações do Grayscale Chainlink Trust. Esse prêmio, que é a diferença entre a cotação do fundo e o ativo no mercado real, indica que os investidores tradicionais estão dispostos a pagar mais para obter exposição ao criptoativo por meio do fundo da Grayscale.

Lark também mencionou recentes desenvolvimentos de grandes instituições financeiras adotando o Chainlink como um Oráculo, como foi o caso do sistema de compensações internacionais Swift:

“Essas são as maiores e mais importantes empresas de serviços financeiros do mundo.”

Vale a pena investir em Chainlink em 2024?

Alocar recursos no mercado de criptoativos é uma decisão que deve ser considerada de forma individual, tendo em mente os riscos e potenciais retornos do setor. Na prática, é impossível ter certeza sobre a ação futura do preço de qualquer ativo dos mercados de renda variável.

No entanto, é possível afirmar que os fundamentos da Chainlink estão alinhados para uma potencial recuperação ao longo dos próximos anos. É importante destacar que a LINK já acumulou bilhões de dólares em valor de mercado, um valor consideravelmente alto. Dada a dificuldade em precificar criptoativos, existe a possibilidade de que demore muitos anos para que uma nova alta histórica seja observada no LINK.

Outra hipótese se centra na ideia de que o criptoativo pode de fato crescer de forma exponencial, à medida que é adotado por empresas de todos os setores.

Invista em Chainlink para 2024 com a Coinext!

Se você deseja investir em Chainlink em 2024, conte com a Coinext!

Buscamos inspirar você a ver o Chainlink não apenas como um ativo financeiro revolucionário, mas também como seguro e acessível para todos. Estamos prontos para ajudar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Abra sua conta agora e explore o investimento em tokens LINK, além de outros 60 ativos!


Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se