Como comprar ouro com segurança?

Como comprar ouro com segurança? Descubra como acumular de forma confiável o metal precioso e construir uma boa reserva de valor.

Equipe Coinext
Última atualização:
2/2/2024
Criptomoedas

O ouro foi durante milênios a principal reserva de valor da humanidade. Devido às suas propriedades monetárias, o metal tornou-se um ativo precioso e cobiçado em todo o mundo. Com isso, muitas pessoas têm interesse em seus investimentos.

Mas afinal, como comprar ouro com segurança? Descubra como acumular de forma confiável o metal precioso.

Por que o ouro é importante como dinheiro?

Conforme destacado, é possível negociar Pax Gold por meio da Coinext, que conta dezenas de criptoativos disponíveis para negociação. Abra uma conta e participe do mercado que mais cresce no mundo.

Os metais sempre tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da civilização humana. O ferro, por exemplo, tornou-se essencial em construções e na fabricação de armas, espadas e diversos utensílios. O cobre era amplamente usado na produção de canos, sinos, joias e utensílios.

Prata e ouro destacaram-se na confecção de joias, vasos e itens de alto valor agregado, como talheres de luxo. Contudo, qual é a base do status de bem precioso atribuído ao ouro desde tempos ancestrais?

Em resumo, o ouro é um recurso natural com propriedades monetárias excepcionais, tornando-se um meio de troca significativo na história da humanidade. Veja a seguir as propriedades monetárias do ouro.

Escassez 

A escassez é uma propriedade fundamental para qualquer forma de dinheiro. A escassez monetária pode ser medida com base no crescimento da oferta de um ativo ao longo de um determinado período.

Por exemplo, o modelo Stock-to-Flow (S2F), que avalia commodities com base em sua escassez, indica que o ouro tem um S2F de 62, enquanto a prata tem um valor de 22, de acordo com dados do Tekedia

Isso implica que seriam necessários 62 anos de produção atual de ouro para igualar a quantidade acumulada do metal disponível, enquanto para a prata, seriam necessários 22 anos para alcançar a quantidade total acumulada disponível.

Realizar esse cálculo com precisão é desafiador, pois requer estimativas sobre a quantidade de prata e ouro disponíveis no mundo, além da produção total desses metais por mineração em um período específico.

Condições de mercado e fatores externos também podem influenciar significativamente esse cálculo. Por exemplo, a descoberta de uma grande jazida de ouro e prata pode ocorrer subitamente, ou uma quantidade substancial de metal previamente desconhecida pode ser introduzida no mercado. Além disso, a atividade de mineração pode aumentar se os preços dos metais subirem significativamente.

Portanto, medir a escassez do ouro e da prata representa uma tarefa complexa. No entanto, ambos os metais têm demonstrado uma escassez histórica significativa, o que os consolidou como reservas de valor confiáveis e previsíveis.

Durabilidade

Um bem monetário ideal deve ser durável e resistente ao tempo. Neste quesito, o ouro se destaca por ser inoxidável. Ao contrário do ferro, que sofre corrosão ao entrar em contato com ar ou água, o ouro resiste por ser um metal nobre e possuir baixa reatividade química.

Fungibilidade

A fungibilidade é a capacidade de trocar um bem por outro de natureza semelhante. Por exemplo, se uma pessoa tem uma dívida de 1 grama de ouro, não importa qual grama de ouro será usado para quitar a dívida, já que o ouro é um bem intercambiável e essencialmente indistinguível, dependendo de sua forma de comercialização.

Naturalmente, moedas de ouro, joias e itens históricos feitos com o metal podem ser considerados bens não fungíveis, e normalmente são negociados com um valor de mercado superior ao preço do metal que os compõem.

Transportabilidade

Um bom bem monetário precisa ser fácil de se transportar, de modo a facilitar a troca de valor no espaço. O ouro, por sua vez, pode ser facilmente transportado em grandes quantidades, diferente de metais menos valiosos, como ferro e cobre.

Divisibilidade

Para facilitar pagamentos de menor valor e trocos, um bom dinheiro precisa ser fácil de ser dividido. Neste quesito, outros metais, como cobre e prata, podem ser classificados como superiores ao ouro

Isso ocorre, pois, devido ao seu alto preço por peso, pode ser difícil fazer pequenos pagamentos com ouro. Por conta desse fator, era comum encontrar no mundo antigo civilizações onde mais de um metal circulava como dinheiro corrente.

Verificabilidade

Um bom dinheiro deve ser fácil de verificar sua autenticidade. Verificar se ouro é real pode ser uma tarefa complexa, que exige conhecimento técnico ou equipamentos especializados, a depender da sofisticação da falsificação, especialmente nos tempos modernos. 

No entanto, esta poderia ser uma tarefa relativamente simples ao analisar algumas características do ouro, como cor, brilho, maleabilidade e densidade. Atualmente, existem equipamentos e testes químicos capazes de definir se o metal é realmente verdadeiro. No entanto, não é incomum notícias de bancos e mesmo governos armazenando ouro falso devido a golpes neste mercado.

Uma forma encontrada na história de impedir a falsificação de ouro é a emissão de moedas e barras, normalmente feita por governos e instituições financeiras, que possuem selos de segurança e características que dificultam a vida dos falsificadores.

Porque investir em ouro?

O ouro pode ser considerado um ativo de investimento, caso haja uma expectativa de obter rendimentos ou valorização do preço, ou simplesmente uma forma de poupança. Mas afinal, por que acumular o metal precioso? Confira abaixo algumas razões.

Reserva confiável de valor

Devido à sua história estabelecida, o ouro pode ser considerado a principal reserva de valor da humanidade. Poupar em ouro pode ser uma alocação alternativa de riqheza em meio a um mundo repleto de moedas de governo fracas.

Mesmo o dólar americano, o principal ativo de reserva internacional, demonstrou ser uma moeda fraca desde o fim do padrão ouro nos Estados Unidos, estabelecido em 1971.

Ativo com liquidez internacional

O ouro é um ativo com liquidez internacional, negociado em todos os países e pares de moeda. Este é um recurso importante para um bom dinheiro. Não importa onde e em qual país você esteja, provavelmente será possível negociar ouro de forma relativamente simples.

Proteção contra sinistros

Acumular ouro pode ser uma boa forma de se proteger de eventuais catástrofes locais ou mundiais. Por exemplo, em um cenário onde a energia elétrica acabe devido a uma tempestade eletromagnética de proporções épicas, o ouro pode voltar a se tornar o principal dinheiro da humanidade. 

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo vivem sob regimes ditatoriais. Possuir ouro pode ser, também, uma proteção econômica contra perseguições, visto que o sistema bancário normalmente é fortemente influenciado por governos.

Expectativa de valorização

Ele também pode ser acumulado por investidores que buscam lucrar com a valorização do metal, que está sujeito às negociações do mercado. Assim como qualquer outro ativo financeiro, o preço do ouro é definido livremente através dos compradores e vendedores.

Como comprar ouro?

Confira abaixo como comprar ouro de forma segura e confiável.

Mineração

A mineração de ouro é a forma básica como o metal surge no mercado. Com uma simples bateia e instruções básicas, qualquer pessoa pode se aventurar para buscar por ouro na natureza, normalmente em locais com água corrente. 

No entanto, esta é uma atividade sem qualquer garantia de ganhos, e deve ser preferencialmente feita em locais com histórico de extração do metal. Por ser um ativo escasso, minerar ouro pode ser algo bastante trabalhoso.

Compras P2P

É possível também comprar ouro diretamente de outra pessoa que o possua. O comprador e o vendedor podem combinar um valor com base no preço de mercado do metal. Além disso, pode ser prudente encontrar um especialista para autenticar se o ouro é verdadeiro, de modo a evitar problemas com a compra.

Empresas especializadas

Existem empresas especializadas na compra e venda de ouro físico. Algumas empresas vendem moedas e barras certificadas com selos de segurança. Além disso, muitas empresas garantem a compra do metal, normalmente cobrando uma taxa de ágio sobre a negociação. 

Ouro de papel

É possível obter a exposição ao preço do ouro por meio de instrumentos financeiros regulados, como fundos de investimento e ETFs. As instituições financeiras são responsáveis por assegurar o investimento no metal. Normalmente, estes veículos de investimento incorrem em taxas de negociação e/ou administração.

Criptoativos

É possível obter exposição ao ouro por meio de criptoativos diretamente lastreados no metal. Atualmente, a principal stablecoin lastreada em ouro é o Paxos Gold (PAXG), que é um criptoativo criado e gerenciado pela Paxos, empresa regulada com sede nos Estados Unidos.

Criptomoeda lastreada em ouro: por que investir?

Conforme destacado, existem criptomoedas que são diretamente lastreadas no ouro. Estes ativos são registrados em redes blockchain públicas e podem ser negociados de forma semelhante às criptomoedas tradicionais.

Mas afinal, por que acumular tais ativos? Agora que você compreendeu a importância do ouro como bem monetário, confira as vantagens de investir em criptomoedas lastreadas no metal.

Liquidez internacional

Os ativos digitais estão se estabelecendo como ativos internacionais altamente líquidos. Criptomoedas lastreadas em ouro, como é o caso do Paxos Gold, podem ser negociadas em todo o mundo por centenas de exchanges, fundos, vendedores P2P e mercados secundários.

Possibilidade de resgate

O PAXG, em específico, pode ser resgatado fisicamente, contanto que o investidor cubra os custos associados à operação. Este é um recurso importante que traz mais confiança e transparência para o mercado.

Essa criptomoeda oferece aos investidores uma maneira econômica de possuir ouro físico de grau de investimento, com todos os benefícios do blockchain. Cada token Pax Gold (PAXG) é lastreado por uma onça troy fina de ouro, armazenada nos cofres da LBMA em Londres. Se você possui PAXG, você possui o ouro físico subjacente, mantido sob custódia pela Paxos Trust Company”, afirma a Paxos.

Envio de pessoa para pessoa

Devido ao registro em uma rede blockchain, é possível enviar ouro tokenizado para qualquer pessoa do mundo. Esta é uma forma simples de enviar a propriedade do metal precioso para qualquer lugar do planeta.

Maior transparecia

O registro de ouro em redes blockchain públicas é algo que traz maior transparência para o mercado. Isso ocorre porque é possível saber com precisos quantos tokens de ouro estão de fato em circulação, dificultando, por exemplo, que a empresa responsável pela gestão do ativo inflar a oferta do metal de forma artificial. 

No entanto, é importante destacar que, por serem ativos centralizados que dependem de uma empresa, ainda há possibilidade de fraude, assim como no sistema bancário tradicional. Contudo, é importante buscar empresas reguladas, como é o caso da Paxos.

Menor custo de transação

Transacionar ouro físico, especialmente em longas distâncias, pode ser uma tarefa bastante cara. No entanto, fazer uma transação de ouro em uma rede blockchain pode ser algo rápido e de baixo custo, a depender da rede utilizada.

Cadastre-se na Coinext e invista em criptomoedas lastreadas em outro!

Como comprar uma criptomoeda lastreada em ouro?

É possível comprar criptomoedas lastreadas em ouro de diversas formas. Confira abaixo algumas formas mais comuns.

Exchanges reguladas

É possível obter exposição às criptomoedas lastreadas em ouro por meio de corretoras reguladas. Por exemplo, é possível negociar o PaxG por meio da Coinext, uma exchange nacional com anos de tradição e centenas de milhares de clientes. As exchanges fornecem uma plataforma simples e fácil para obter exposição à classe de ativos que tem crescido de forma exponencial nos últimos anos.

Vendedores P2P

Os vendedores P2P, que são indivíduos especializados na comercialização de criptomoedas, podem também vender criptomoedas lastreadas em ouro. No entanto, estes indivíduos cobram normalmente um ágio para realizar a negociação

Onde comprar Pax Gold?

Conforme destacado, é possível negociar Pax Gold por meio da Coinext, que conta com dezenas de criptoativos disponíveis para negociação. Abra uma conta e participe do mercado que mais cresce no mundo."

Criptos com máxima segurança
Comece a investir agora em apenas 5 minutos.
Abra sua conta e compre seu primeiro Bitcoin em 5 minutos. A partir de R$10.
coinext app storecoinext play store
coinext app storecoinext play store
4,7
100 mil+ downloads
Tags deste artigo
Autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria