Como comprar Bitcoin no Brasil? Confira as principais considerações para investir no principal ativo digital de forma fácil
O Bitcoin (BTC), a maior criptomoeda do mercado, se tornou um dos investimentos mais populares no Brasil e no mundo. Atualmente, milhões de brasileiros possuem exposição ao setor, que obteve um crescimento exponencial nos últimos 15 anos.
Mas afinal, como comprar Bitcoin no Brasil? Confira as principais considerações para investir no principal ativo digital.
O Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, criada pelo desenvolvedor anônimo Satoshi Nakamoto em 2009. Ele combina uma série de tecnologias, que formam um tipo de banco de dados distribuído globalmente, que tem como função principal registrar todas as transações executadas na camada base da criptomoeda.
As transações de Bitcoin são incluídas na blockchain por meio de uma rede descentralizada de mineradores, que direcionam poder computacional para obter a chance de adicionar blocos à rede. Na prática, os mineradores são os primeiros a gastar recursos para obter a criptomoeda, visto que todos os bitcoins em circulação surgiram por meio da atividade.
Uma vez em circulação, as moedas podem ser negociadas e transacionadas livremente por meio de uma rede resistente à censura e que não possui uma governança central.
Na prática, não existe um valor mínimo para a compra de Bitcoin. Isso ocorre, pois é possível realizar a compra direta de qualquer quantidade através de negociações de pessoa para pessoa (P2P).
Na camada base da criptomoeda, o menor valor possível para realizar uma transação é de 1 satoshi, a menor unidade do bitcoin. Cada bitcoin é composto por 100 milhões de satoshis. No entanto, o envio de valores pequenos é inviável na camada base da criptomoeda, dada as altas taxas de transação.
No entanto, as exchanges de criptomoedas costumam possuir limites de transação. Por exemplo, na Coinext, corretora regulada e com ampla experiência no mercado, o valor mínimo para compra de bitcoin é de 0,00001 BTC. Na cotação atual, esta quantia é equivalente à cerca de R$ 2,15. Dessa forma, é possível obter exposição ao bitcoin com pequenos aportes.
Cada exchange trabalha com um valor mínimo de compra, na Coinext, você pode observar o valor por meio desse link.
O Bitcoin está a cerca de 1 década e meia no mercado, e certamente resistiu ao teste do tempo. Toda a rede do Bitcoin é auditada constantemente por uma rede global de nós e mineradores.
Além disso, os códigos do protocolo são completamente abertos e podem ser revisados e auditados por programadores e empresas de todo o mundo de forma livre. Portanto, sim, o Bitcoin é uma rede monetária segura e transparente, que já é adotada até mesmo por grandes bancos e players do mercado financeiro.
Essa criptomoeda é um ativo com alta liquidez, que é negociado 24 horas por dia, 7 dias por semana e em praticamente todos os pares de moeda. Bilhões são movimentados todos os dias em diferentes pontes de liquidez.
Atualmente, existem milhares de opções para comprar bitcoin. Confira algumas das opções mais populares do mercado, bem como suas principais vantagens e desvantagens.
As exchanges de criptomoedas são as opções mais comuns para obter exposição ao bitcoin. Por meio da Coinext, corretora brasileira com grande tradição no setor, é possível comprar bitcoin com ótimas taxas e uma das melhores experiências de usuário do mercado.
Diversas fintechs, bancos e bancos digitais permitem a compra e venda de bitcoin. No entanto, muitas dessas instituições cobram taxas de administração ou não permitem o saque do bitcoin, um recurso fundamental e que está presente em praticamente todas as exchanges do setor.
Os fundos de investimento de Bitcoin são produtos financeiros que permitem aos investidores obterem exposição à criptomoeda. Notavelmente, os fundos permitem aos investidores obterem exposição ao mercado de forma mais simplificada.
No entanto, estes produtos contam normalmente com taxas de administração e em muitos casos não permitem o saque do bitcoin para carteira própria.
O Brasil conta com a presença de diversas corretoras de criptomoedas, nacionais e internacionais. A Coinext se destaca no mercado, com uma plataforma com uma excelente Experiência de Usuário (UX), recursos para trade, uma cesta de criptoativos diversificada e com as melhores práticas do mercado.
Crie sua conta grátis na Coinext e comece a negociar no mercado que mais cresce no mundo.
A Coinext oferece suporte para depósito e saque via Pix, principal sistema de pagamentos utilizado no Brasil. A integração com o Pix traz maior agilidade para as negociações, com o depósito e saque sendo confirmado em poucos minutos.
A Coinext também possui um aplicativo para dispositivos móveis, que permite ao investidor realizar negociações e analisar seus ativos direto do celular.
O Brasil é um país com uma longa tradição de moedas fracas e inflacionárias. Por sua vez, o Bitcoin está de fato se tornando uma alternativa líquida ao dinheiro emitido pelo governo.
Dessa forma, a criptomoeda pode servir como uma opção de proteção ou veículo de investimentos sólido no país. Não à toa, o setor vem alcançando milhões de brasileiros nos últimos anos.