Investir em criptomoedas em 2024 vale a pena?

Vale a pena investir em criptomoedas em 2024? Confira as principais considerações para entrar neste setor em rápida expansão.

Equipe Coinext
Última atualização:
17/1/2024

O mercado de Bitcoin e criptomoedas, notavelmente dinâmico e inovador, oferece uma gama diversificada de oportunidades e desafios para os investidores. 

Com a crescente integração de ativos digitais no sistema financeiro convencional, as criptomoedas, especialmente o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), continuam a atrair atenção global. 

Mas afinal, vale a pena investir em criptomoedas em 2024? Confira as principais considerações para entrar neste setor em rápida expansão.

O que são criptomoedas?

As criptomoedas são ativos digitais que são normalmente criados e negociados por uma rede blockchain pública, como Bitcoin e Ethereum. Elas são descentralizadas, ou seja, não são emitidas ou reguladas por meio de uma autoridade central.

Seu funcionamento se dá por meio de blockchains, que são tecnologias que funcionam como registros públicos de todas as transações realizadas com a moeda.

O termo criptomoeda também é comumente utilizado para descrever diferentes tipos de criptoativos. Por exemplo, as stablecoins, que rastreiam o preço de moedas fiduciárias e são em sua maioria centralizadas, também podem ser chamadas de criptomoedas. Algumas outras características incluem:

  • São seguras;
  • Transparência;
  • Anonimato;
  • Rapidez;
  • Baixo custo.

Para que servem as criptomoedas?

As criptomoedas têm como função básica servir como moeda ou dinheiro. O dinheiro, por sua vez, possui três objetivos principais: 

  • Servir como reserva de valor;
  • Meio de troca;
  • Unidade de conta. 

Por meio das criptomoedas, é possível guardar e transferir valores de forma global e sem intermediários. Elas também podem ser uma ótima forma de obter soberania total sobre os recursos, visto que permitem a auto custódia de forma soberana. 

Além disso, outra função de ativos como Bitcoin e Ethereum, é permitir a utilização de serviços presentes em sua respectiva rede blockchain. Por exemplo, para registrar ou negociar stablecoins e outros tokens na rede Ethereum, é necessário possuir Ether para pagar as taxas de transação.

Investir em Criptomoedas em 2024: quais os benefícios e riscos?

Qualquer investimento ou ativo apresenta riscos e benefícios potenciais para os seus detentores. Confira abaixo alguns destes fatores.

Benefícios das criptomoedas

Existem vários benefícios de se investir em criptomeodas em 2024, como: 

Mais privacidade

As blockchains públicas, como Bitcoin e Ethereum, são redes pseudo anônimas. Isso significa que o registro de todas as transações e saldo dos endereços é visível para quem deseja utilizar a rede. Ainda assim, esta pode ser uma opção mais privada ou anônima que o sistema tradicional. Além disso, é sempre possível utilizar ferramentas para obter maior privacidade.

Soberania com auto custódia

Por meio da auto custódia, o investidor pode ser soberano sobre sua criptomoeda, de modo a tomar responsabilidade sob a posse das chaves privadas. 

Reserva de valor

As criptomoedas mais relevantes, como Bitcoin e Ether, podem ser uma boa forma para preservar valor em meio a um ambiente econômico global de moedas inflacionárias.

Transferências eficientes

As criptomoedas podem ser uma forma mais eficiente, rápida e com menor custo para enviar valores globalmente, a depender da rede escolhida. 

Riscos das criptomoedas

No entanto, como todo investimento, as criptomoedas apresentam riscos, como:

Risco de perda / custódia

Custodiar criptomoedas ou confiar em terceiros para guardar os seus ativos incorre em um nível de responsabilidade não presente no sistema tradicional. Para realizar a auto custódia de forma correta, é preciso obter conhecimento técnico sobre as melhores práticas de segurança.

Alta volatilidade

As criptomoedas são ainda voláteis em comparação com ativos do mercado tradicional. Em um mercado de baixa, é comum que ativos caiam mais de 70%. Portanto, este é um risco que o investidor está exposto.

Risco regulatório

Elas não possuem uma padronização regulatória global, que varia de país para país. Enquanto algumas regiões promovem o uso dos ativos digitais, outras restringem ou proíbem o setor.

Investir em criptomoedas em 2024 é seguro?

Investir em criptomoedas como Bitcoin e Ethereum em 2024 é mais seguro do que nunca, do ponto de vista tecnológico. O mercado acumula agora mais de uma década e meia de existência. E a cada dia que estas redes resistem, mais resilientes e confiáveis elas se tornam.

No presente momento, uma rede global de grandes mineradores em escala industrial protegem o Bitcoin. Estes recursos são gastos para proteger a maior rede monetária descentralizada do mundo.

O que analisar antes de investir em cripto?

Antes de entrar no mercado, algumas questões podem ser analisadas pelo investidor:

Nível de aversão a volatilidade

Alocar parte significativa de uma carteira em criptomoedas significa estar exposto a grandes variações de preço, que podem ser positivas ou negativas.

Exposição da carteira

Para montar uma estratégia de investimento, é preciso avaliar qual o percentual de alocação será direcionado para criptomoedas.

Estratégia de diversificação

Existem diversos ativos no mercado de criptomoedas, que possuem diferentes finalidades. Portanto, cabe ao investidor optar por investimentos mais tradicionais, como Bitcoin e Ether, ou obter exposição diversificada a outros criptoativos de menor capitalização.

Armazenamento da criptomoeda

Ao investir em criptomoedas, é necessário estar atento a onde elas serão armazenadas. O investidor pode optar por manter a criptomoeda sob posse da corretora, ou realizar os procedimentos para fazer a auto custódia.

Como investir em criptomoedas?

Investir em criptomoedas em 2024 é um procedimento simples e intuitivo. Atualmente existem diversas formas para obter exposição ao mercado, como por meio de corretoras, fundos de investimento e bancos.

É possível começar a investir no mercado de criptomoedas por meio da Coinext, exchange brasileira regulada, e que já conta com mais de 400 mil clientes em todo o país.

Qual melhor criptomoeda para investir em 2024?

Mas afinal, qual a melhor criptomoeda para investir em 2024? Esta é uma pergunta em aberto e que não possui resposta definitiva. Mas para aqueles que buscam por maior segurança no setor, Bitcoin e Ether são as criptomoedas mais buscadas por investidores tradicionais. 

No entanto, existem diversos ativos e estratégias que podem ser tomadas com base em uma análise profunda do mercado.

Quer investir em criptomoedas em 2024? Conte com a Coinext!

Agora que você já sabe os principais pontos para o investimento em criptomoedas em 2024, faça isso pela Coinext!

A Coinext é uma corretora que está há 5 anos auxiliando investidores no mercado de criptomoedas, nossa plataforma é de fácil usabilidade e alinhada com as melhores práticas de segurança do mercado. É possível investir em criptomoedas por meio do nosso aplicativo móvel, que está disponível nas principais lojas de aplicativos do mercado.

Faça seu cadastro e comece a investir já!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se