VeChain é uma plataforma que oferece a empresas soluções digitais para problemas econômicos do mundo real. Nesse conteúdo, você entende as características dessa solução e de sua criptomoeda, VET.
A VeChain é uma plataforma que oferece a empresas soluções digitais para problemas econômicos do mundo real, por meio da tecnologia Blockchain.
As Blockchains têm recebido cada vez mais casos de uso prático, como na saúde, entretenimento e na segurança de dados em diversos setores. E na indústria não é diferente.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um aspecto de suma importância, mas que ainda enfrenta obstáculos como falta de interoperabilidade e coleta de dados. É nesse sentido que a VeChain entra como uma eficiente solução de logística.
Não à toa, sua rede VeChainThor ocupa um lugar de destaque entre as Blockchains da Internet das Coisas (IoT) e já alcançou parcerias de grandes companhias.
Continue lendo para saber tudo sobre o que é essa plataforma e se seu token VET é uma opção de ativo que vale a pena ter na carteira de criptomoedas.
A VeChain surgiu em 2015 e possui escritórios espalhados pelo globo, incluindo Singapura, China, França, EUA e Japão. O projeto foi fundado por Sunny Lu (CEO), executivo de TI chinês e ex-CIO/CTO da Louis Vuitton na China.
Inicialmente executada na Ethereum, em 2018 foi lançada a própria Blockchain pública da VeChain, nomeada VeChainThor.
A Fundação VeChain é a responsável pela manutenção e desenvolvimento da rede, supervisão da governança e progresso do projeto, coordenando seus negócios e encorajando novas parcerias.
Ela é uma plataforma desenvolvida para tornar o gerenciamento da cadeia de suprimentos das empresas mais eficiente e transparente. Isso é possibilitado por sua Blockchain pública VeChainThor, que registra todo o processo de logística de maneira confiável, segura e inalterável, permitindo o rastreamento dos produtos em tempo real de forma escalável e distribuída.
Dessa forma, a VeChain auxilia companhias do mundo inteiro a melhorar a gestão do ciclo de vida do produto, desde a produção até a anti-falsificação, etapas que enfrentam obstáculos difíceis de superar utilizando apenas métodos tradicionais de administração. Além disso, os próprios consumidores também se beneficiam da maior transparência das operações empresariais oferecida pelo uso da plataforma.
Para ilustrar, imagine que você tenha comprado um produto de uma marca mundialmente famosa, como um calçado. Com um simples QR Code, você pode acompanhar todo o percurso do seu produto até que de fato ele chegue até você, confirmando sua originalidade.
Logo, a VeChain colabora para a confiança entre negócios e clientes, sendo positivo para todos os envolvidos. Atualmente, a VeChain já se consolidou como uma das principais representantes da aplicação da Blockchain para atividades do mundo real.
A organização possui fortes vínculos com a indústria e o governo chineses, mercado Blockchain de grande relevância. O projeto conta inclusive com parcerias com organizações governamentais chinês, como a China Animal Health And Food Safety Alliance (CAFA).
Outros parceiros de negócio que já utilizam as soluções possibilitadas pela VeChain incluem:
O VET é um dos tokens nativos da VeChain, que trabalha em conjunto com o outro token da rede, o VTHOR (VeThor Token), nas operações da plataforma. Veja a função de cada um:
A economia a partir de dois tokens foi desenhada para manter a volatilidade do VET isolada do custo transacional na plataforma, para que as empresas que a utilizam possam contar com um serviço de custo mais estável, mais adequado para seus negócios.
O fornecimento total de VET é de aproximadamente 86 bilhões e existem cerca de 64 bi unidades de VET em circulação no momento de escrita deste artigo.
A VeChainThor suporta o desenvolvimento de contratos inteligentes para a criação de aplicativos descentralizados (DApps) e as empresas interessadas utilizam a ToolChain para criar a própria solução para seus negócios.
Para possibilitar a rastreabilidade dos produtos, a plataforma possibilita que as organizações insiram sensores em cada item, que transmitem e permitem o registro na Blockchain VeChainThor sobre o estado e movimentação da mercadoria durante todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Sua rede utiliza o mecanismo de consenso Proof of Authority (PoA), ou “Prova de Autoridade” para validar as transações. Esse modelo funciona delegando poder de validação a determinados nós da Blockchain, denominados Authority Masternodes (AM).
Esses nós precisam ter pelo menos 25.000.000 VET e são escolhidos aleatoriamente para o processo.
A VeChain atua conferindo interoperabilidade e segurança à cadeia de suprimentos das empresas, suprindo a falta de coleta e troca de informações nesse processo quando se utiliza apenas métodos tradicionais.
Abaixo, destacamos algumas de suas principais aplicações:
A VeChain possibilita a marcação e acompanhamento dos itens por meio de QR Code para digitalização e identificação do produto na Blockchain.
Todas as partes envolvidas, como produtores, transportadores, lojistas e consumidores, conseguem acompanhar o movimento dos produtos em tempo real em todas as fases, com a garantia de que a informação é confiável e de que a mercadoria está sendo tratada devidamente.
A plataforma permite o rastreio integral e acompanhamento de tudo o que aconteceu com cada produto, até de fato estar nas mãos do consumidor.
Assim, fica muito mais fácil conferir a originalidade da peça, tendo a certeza de que não foi adulterada e de que a negociação da mercadoria é lícita. Isso vale para diversos setores, como vestuário, automobilístico e alimentício.
A VeChain incentiva os usuários a optarem por produtos com menor emissão de carbono. Quando os consumidores adquirem dispositivos inteligentes que permitem registrar na Blockchain que o usuário está emitindo menos carbono, eles recebem créditos para utilizar com parceiros do ecossistema VeChain.
Na prática, essas aplicações contribuem para melhorias em diversos aspectos da indústria, como maior sustentabilidade, mais segurança do setor alimentício, registros mais confiáveis, segurança do armazenamento e compartilhamento de dados e até mesmo estratégias criativas de melhorar a experiência do cliente.
A plataforma possui casos de uso já aplicados por grandes corporações, que podem gerar demanda para a rede e seu token VET, como:
Além disso, a VeChain já possui participação consolidada no mercado chinês e pode alcançar ainda mais negócios parceiros, pois a necessidade cada vez maior de transparência e controle na cadeia global de suprimentos pode fazer com que mais empresas enxerguem a plataforma como uma solução real.
Caso você opte por comprar VeChain (VET) em uma corretora como a Coinext, você pode armazenar seus tokens na própria plataforma da exchange, uma maneira prática de manter suas criptomoedas seguras e disponíveis para negociação a qualquer momento.
Você pode ainda guardar VET na carteira oficial VeChainThor para iOS ou Android ou na carteira oficial para desktop VeChain Sync.
Já entre opções de armazenamento em cold wallets (carteiras frias, sem conexão à internet) há a Ledger.
Outras carteiras que também podem armazenar VET incluídas na lista divulgada pelo projeto são:
A forma mais segura de adquirir tokens VET é por meio de uma corretora especializada em criptomoedas, como a Coinext.
Agora que você está mais familiarizado com o que é VeChain (VET) e possui o conhecimento necessário para avaliar se é uma adição vantajosa para o seu portfólio, lembre-se de que a Coinext está sempre disponível para facilitar seus investimentos.
Faça seu cadastro agora e desfrute de uma experiência de investimento em criptomoedas mais segura, fácil e eficiente!