Previsão para Litecoin em 2024: confira as principais

O que esperar para o Litecoin em 2024? Confira as principais considerações, análises e perspectivas para esss importante criptomoeda

Equipe Coinext
Última atualização:
16/2/2024

O Litecoin (LTC), uma das criptomoedas com maior longevidade no mercado apresentou um desempenho estável ao decorrer do ano, mesmo com a recuperação do preço do Bitcoin e do mercado de forma geral.

Mas afinal, o que esperar para o Litecoin em 2024? Confira as principais considerações, análises e perspectivas para a criptomoeda focada em pagamentos.

O que é e como funciona o Litecoin?

O Litecoin é uma criptomoeda criada em 2011 por Charlie Lee, ex-desenvolvedor do Google. Essa moeda foi abertamente inspirada no Bitcoin, com pequenas alterações no seu modo de funcionamento.

A criptomoeda rapidamente se tornou uma das mais relevantes do setor, permitindo pagamentos um pouco mais rápidos e com menor custo em comparação com a blockchain do Bitcoin.

O Litecoin também funciona sob o mecanismo de consenso de Proof of Work (PoW) e utiliza o algoritmo Scrypt, que é o mesmo utilizado na criptomoeda Dogecoin (DOGE). Por meio da mineração, novos litecoins entram em circulação, em uma emissão bastante semelhante à do Bitcoin.

O último halving da história do Litecoin ocorreu em agosto de 2023, quando a recompensa de novos litecoins caiu para 6,25 ltc na altura do bloco 2.520.000. Cada bloco na rede é emitido a cada cerca de 2,5 minutos. 

Dessa forma, o uso do Litecoin pode ser uma boa alternativa para pagamentos na internet, mas que ainda impossibilita o uso no comércio do dia a dia em sua camada base, visto que é inviável esperar 2,5 minutos para confirmação de um pagamento em comércios. 

O que influencia o preço do Litecoin?

O preço do Litecoin é definido livremente pelas decisões de compra e venda de muitos investidores. Em momentos em que a criptomoeda é demandada e não há oferta equivalente de venda, o preço tende a subir até que o mercado se equilibre por meio de um sistema de preços.

O contrário também é verdade, visto que quando há muita venda no mercado, o preço tende a cair. Mas afinal, o que motiva as decisões de compra e venda dos investidores? 

Os investidores podem ser motivados por diversas questões, como maior demanda pela criptomoeda para executar alguma atividade, como comprar um produto em um determinado site, ou mesmo especular sobre a ação futura do preço com base em um aumento da expectativa da demanda.

Notícias e acontecimentos positivos também podem afetar a decisão de compra e venda dos traders. No entanto, a longo prazo, apenas a adoção real é capaz de manter um preço consistentemente alto.

Como foi o desempenho do Litecoin (LTC) em 2023?

O Litecoin passou por um ano negativo em 2023, com o seu preço se mantendo estável durante todo o ano, mesmo em meio a uma recuperação geral do mercado de criptomoedas. 

Gráfico de desempenho do Litecoin em 2023
Gráfico de desempenho do Litecoin em 2023

O preço do Litecoin está acumulando uma alta de cerca de 3,80% do dia 1 de janeiro até o momento de redação deste artigo (06/12/23). Em contraste, o preço do Bitcoin disparou cerca de 164% no mesmo período, enquanto o Ether apresentou alta de 88%.

Desempenho histórico anual do Litecoin (LTC)

Em uma perspectiva histórica, o Litecoin permanece sendo negociado a valores próximos aos observados em 2017. A criptomoeda também permanece 78% abaixo da sua máxima histórica alcançada em maio de 2021.

Gráfico do desempenho histórico do Litecoin em 2023

Essa moeda foi fortemente afetado com a chegada do mercado de baixa de 2018 e 2022, que provocaram quedas substanciais da criptomoeda. 

Quais as previsões e expectativas para o Litecoin em 2024?

O ano de 2024 será marcado pelo quarto halving da história do Bitcoin. Este evento tem sido importante não somente para o Bitcoin, mas também para todo o mercado de criptomoedas. O halving tem sido responsável por impulsionar o preço do Bitcoin, bem como de todo o mercado, que opera de forma correlacionada.

A ocorrência do halving do Bitcoin pode potencialmente iniciar um novo ciclo de alta das criptomoedas. O halving do Litecoin, que ocorreu em agosto de 2023, também pode seguir impactando positivamente o preço da criptomoeda, visto que o evento reduz pela metade a emissão de novas moedas, o que pode provocar um choque de oferta.

Atualizações e novidades do Litecoin

Alguns acontecimentos relevantes têm estado em torno do Bitcoin. Recentemente, a Microsoft incluiu o Litecoin como método de pagamento para produtos por meio do serviço da Bitpay. 

Além disso, a rede Litecoin vem passando por um aumento considerável no número de transações desde maio de 2023. Este aumento demonstra uma potencial demanda maior pela rede blockchain, que permanece como uma das mais utilizadas em pagamentos. 

Transações de Litecoin. Fonte Bitinfocharts.
Transações de Litecoin. Fonte Bitinfocharts.

Vale a pena investir em Litecoin em 2024?

Vale a pena investir em Litecoin em 2024? Esta é uma pergunta sem resposta definitiva, visto que cada ativo deve ser analisado individualmente em um portfólio de investimentos. No entanto, o Litecoin pode sim compor um portfólio diversificado pensado no mercado de criptomoedas, dada a sua relevância para o setor.

O Litecoin é uma criptomoeda com mais de uma década de história no mercado de criptomoedas. Apesar do baixo desempenho do preço, o Litecoin permanece com uma das criptomoedas mais líquidas, reconhecidas e aceitas como método de pagamento.

A rede segue recebendo atualizações periódicas para melhorar o seu uso como dinheiro digital descentralizado. A última grande atualização da rede, o MimbleWimble, adicionou transações confidenciais ao protocolo, de modo a fornecer maior privacidade e fungibilidade para a criptomoeda.

Em resumo, o Litecoin permanece como uma parte sólida do ecossistema de criptomoedas, à medida que o setor se expande e alcança um valor de mercado trilionário.

Agora que você já sabe a previsão para o Litecoin em 2024 Independente da forma com que você deseja compor a sua cartela de investimentos em criptomoedas, é fundamental que você possa fazer isso com segurança e assertividade. Para isso contar com uma corretora de criptomoedas é fundamental. 

Por isso conheça a Coinext! Somos uma corretora que está desde 2017 no mercado entregando segurança para nossos clientes investidores. Faça seu cadastro e abra sua conta grátis!

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
Compre
Bitcoin e mais criptos na Coinext
3x eleita a melhor exchange brasileira
4,7
Inscreva-se