O que é uma chave privada de criptomoedas? Entenda tudo!

A chave privada de criptomoedas é como uma senha. Clique para entender tudo sobre como funciona, sua importância e diferenças para a chave pública.

Equipe Coinext
Última atualização:
12/4/2024

O que você sabe sobre uma chave privada de criptomoedas? Conhece sua importância, as diferenças entre chaves públicas e privadas, como manejá-las e os motivos de utilizar na hora de investir em criptos?

As chaves têm a ver com o endereço dos criptoativos e a forma de movimentação financeira. Emitidas em pares, uma chave pública e outra privada, elas servem para localizar, registrar e dar acesso ao criptoativo na rede Blockchain, na carteira virtual e tornar as movimentações possíveis.

Formadas por um conjunto de letras maiúsculas, minúsculas e números, as chaves são sempre únicas, nunca repetidas, e a chave privada deve pertencer e ser conhecida somente pelo usuário.

Dá uma olhada no que vamos falar no artigo a seguir:

  • O que é uma chave privada de criptomoedas?
  • Qual é a importância das chaves privadas? 
  • Diferença entre chave pública e privada
  • Como obter uma chave privada?
  • Onde guardar as suas chaves privadas?
  • O que acontece se alguém perder a chave privada?

O que é uma chave privada de criptomoedas?

Chave privada é o nome dado ao à sequência de letras e números criptografada, também chamada de conjunto alfanumérico, que possibilita que traders e investidores realizem a gestão de criptoativos.

A seguir, vamos apresentar detalhes sobre essa chave privada de criptomoedas, bem como sua importância e diferença para uma chave pública. Confira:

Qual a importância das chaves privadas para investir em criptos?

A chave privada é a única forma de garantir que o usuário é o proprietário de determinada criptomoeda.

Somente através dessa chave é possível armazenar a criptomoeda e ter acesso a seu endereço, além de possibilitar realizar as movimentações e gastos com o ativo através do código alfanumérico.

Portanto, é a chave privada que dá o poder de localização e armazenamento da moeda ao usuário e, por isso, é tão importante que somente ele saiba esse código.

Invista nos principais tokens do mercado. Abra sua conta na Coinext.

Diferença entre chave pública e privada

A chave pública tem como função ser a localização dos criptoativos tanto para o usuário proprietário quanto para outros usuários e sistemas que vão negociar os criptos com o investidor.

Isso significa que a chave pública permite que outras pessoas tenham acesso ao histórico da moeda, pois essa chave fica registrada na rede Blockchain.

A chave privada, em contrapartida, serve para o armazenamento da criptomoeda e comprovação de que a cripto pertence ao usuário. Portanto, ela é de posse individual, e é ela que fica guardada nas carteiras virtuais. 

Para exemplificar essa situação, vamos utilizar o Bitcoin. Todos podem ver quando um Bitcoin é comprado por meio da chave pública, mas só o detentor da chave privada pode de fato realizar uma transação com esse Bitcoin.

Invista em Bitcoin de forma segura. Venha para a Coinext.

Como obter uma chave privada de criptomoedas?

Existem maneiras simples de criar as chaves dos ativos. Geralmente elas são criadas automaticamente ao comprar as criptos pelo próprio sistema em que o usuário utiliza, e a wallet (uma carteira de Bitcoin ou outra criptomoeda) pode gerar as chaves assim que a operação ocorre.

Além dessa forma, é possível também usar sites confiáveis como o WalletGenerator ou o Bitaddres, e gerar os códigos por conta própria. Sites como esses têm o sistema de chaves offline, as chamadas “carteiras frias”, arquitetadas para proteger os usuários de hackers e malwares. 

Onde guardar as suas chaves privadas?

Como mencionado anteriormente, as carteiras virtuais são uma maneira de armazenar as chaves privadas. A carteira virtual é um tipo de carteira quente, mas o usuário pode ainda optar por um tipo de carteira fria para armazenar suas chaves. 

A carteira quente consiste no sistema de armazenamento em que os criptos ficam guardados online, e por isso pode não ser tão seguro quanto o sistema de carteira fria. 

Isso porque a carteira fria vai guardar as chaves privadas de modo offline, podendo funcionar através de um pendrive, por exemplo, o que mantém os códigos seguros e longe de ameaças de hackers e malwares.

Mas existem corretoras de criptomoedas, como a Coinext, que oferecem carteiras virtuais para os usuários que optarem por armazenar suas chaves online de maneira segura.

Aqui na Coinext, contamos com todos os processos necessários para garantir a sua segurança ao decidir investir em criptomoedas. Nossa plataforma conta com as mais avançadas práticas de segurança digital, e ainda mantemos a maior parte das criptomoedas em carteiras offline armazenadas com proteção de nível bancário.

Conte com a segurança da Coinext. Abra sua conta agora.

Quer saber mais segurança das criptomoedas? A seguir, confira o vídeo em que explicamos os motivos do Bitcoin ser seguro:

O que acontece se alguém perder a chave privada?

A perda da chave privada implica na impossibilidade de acesso à carteira e, consequentemente, na impossibilidade de acesso às criptomoedas do usuário.

Porém, o que antes não tinha solução agora começa a ter uma luz no fim do túnel.

Sem acabar com a questão mais importante que é a alta segurança da operação de chaves, o sistema de carteira Sovereign Wallet trabalha com a “prova de conhecimento zero”, que permite que seu aplicativo seja baixado em outro smartphone, se necessário, e através de uma chave de segurança com senha e PIN, que são armazenados no servidor da rede, o usuário pode recuperar suas chaves.

Vale ressaltar que essa prática ainda não é comum, então perder a chave privada comumente significa que o usuário perde também suas criptomoedas. Por isso é recomendado que serviços de corretoras e formas mais seguras de armazenamento sejam utilizadas.

chave privada de criptomoedas

Acompanhe nossos conteúdos e entenda todos os detalhes sobre o universo cripto como chave de acesso de criptomoedas e outros elementos. Além disso, acesse nossa área da educação e nosso Blog e abra sua conta para investir com segurança e confiança.

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se