O golpe do falso investimento é praticado por contatos comerciais que abordam as vítimas prometendo altos rendimentos em curto prazo, bem acima do que o mercado oferece.
Normalmente este contato comercial se apresenta como corretor de investimento, e oferece oportunidades exclusivas, com investimentos na bolsa de valores, citando as principais empresas do mundo, como Netflix, Amazon, Tesla e Microsoft.
Além disso, o corretor informa que o investimento deve ser feito em Criptoativos e indica a abertura de conta em uma exchange séria e correta, tentando trazer credibilidade ao golpe.
No início o investidor começa a receber o lucro do seu investimento, acreditando ter feito um bom negócio. Posteriormente o golpista afirma que perdeu todo o valor investido, não dá nenhuma justificativa e para de responder aos contatos do investidor.
Cuidado ao transferir o seu recurso para estas plataformas de investimento com promessas de rendimento, como Xpoken, Ixxen, Questh X, entre outras.
A Coinext não se associa a estas empresas e não recomenda nenhum investimento, atuando única e exclusivamente como intermediadora de negociações com Criptoativos em nossa plataforma.
Fique atento aos seguintes pontos:
Promessa de rendimento: Cuidado com as promessas de lucros garantidos, rendimentos acima da média, oportunidades exclusivas e investimentos fora do Brasil. Solicite informações detalhadas sobre o investimento e pesquise.
Acesso Remoto: Nunca autorize desconhecidos ou o assessor de investimento a fazer o acesso remoto aos seus dispositivos, como computador e celular, utilizando aplicativos como o AnyDesk ou TeamViewer. Com isso, eles terão acesso a todos os seus aplicativos, incluindo e-mail e bancos.
Contato telefônico: Desconfie de contatos telefônicos com números estrangeiros, com oportunidades exclusivas, pressão exagerada para realizar o seu investimento, e sugestão de empréstimo no banco.
Informações da empresa: Verifique se a empresa possui CNPJ ativo, quem são os sócios, e o endereço físico.
Reputação da empresa: Faça uma busca na internet sobre a empresa, busque notícias associadas e canais como Reclame Aqui.
Se você recebeu algum contato com as características acima, desconfie, procure auxílio e faça a denúncia aos órgãos competentes.