Feedback

Tudo sobre Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash (BCH) foi criado em 2017 e está entre as principais altcoins em capitalização de mercado. Ele nasceu de uma bifurcação (ou hard fork, o termo em inglês) da rede Bitcoin e o principal objetivo do BCH era substituir o BTC, mas não houve consenso entre a comunidade. Saiba tudo neste artigo!

Bitcoin (BTC)
Ethereum (ETH)
Litecoin (LTC)
Ripple (XRP)
Bitcoin Cash (BCH)
Tether Dólar (USDT)
Cardano (ADA)
Chainlink (LINK)
Stellar (XLM)
Dogecoin (DOGE)
EOS

O que é Bitcoin Cash (BCH)

Redação Coinext

Como surgiu

Ao longo de 2017 cresceu a insatisfação de um grupo de desenvolvedores e mineradores com as limitações do Bitcoin e caminhos que estavam sendo tomados para possibilitar seu crescimento. Isso acabou criando uma “guerra civil” entre dois lados do projeto. Essa insatisfação já vinha sendo sinalizada desde 2015, e finalmente, em 1° de agosto de 2017, ocorreu o fork do Bitcoin Cash (BCH), removendo o upgrade Seg Wit e elevando o tamanho do bloco de 1 para 8 megabytes, o que, na teoria, aumenta a capacidade do Bitcoin para transações. 

Abra sua conta na Coinext para comprar Bitcoin Cash (BCH) e outras criptoativas.

Para entender a criação do Bitcoin Cash precisamos primeiro entender um pouco sobre as limitações do Bitcoin. Cada bloco do Bitcoin tem capacidade para 1 megabyte de dados, no começo da rede isso era o suficiente para garantir a velocidade das transações e o baixo custo para das operações.

Bitcoin Cash surgiu para trazer ao público uma moeda de troca rápida e com taxas sempre baixas.

Mas a popularidade do Bitcoin foi aumentando e com isso o tráfego na rede começou a ficar sobrecarregado para a blockchain. Logo as taxas estavam notavelmente caras e o tempo para a confirmação de transações estava cada vez maior.

No auge do Bitcoin, em 2017, isso causou uma grande disputa entre dois lados comunidade. Um lado defendia o uso do SegWit (introduzido na Proposta de Melhoria do Bitcoin 91) para diminuir os dados das transações para maior escalabilidade da rede.

Já o outro lado defendia o aumento dos blocos de 1mb para 8mb, além do uso de outros recursos para tornar a escalabilidade uma realidade. 

No ápice da discussão da comunidade ninguém chegou a nenhuma conclusão e então aconteceu um Hard Fork, em que a blockchain foi dividida e assim nasceu o Bitcoin Cash (BCH). O Bitcoin Cash manteve toda a programação do Bitcoin, mas aumentou os blocos para 8mb. O BTC manteve 1mb com as novas propostas. A visão principal do grupo por trás do Bitcoin Cash é a que o Bitcoin não poderia ter uma escalabilidade baixa ou perderia a qualidade de moeda de troca, como ela foi desenvolvida para ser.

Quem criou Bitcoin Cash

O Bitcoin Cash foi desenvolvido por parte dos programadores do Bitcoin Core, além de ser um projeto completamente determinado pela comunidade. No entanto, existem nomes importantes que fizeram parte do impulso para a criação da moeda, principalmente Roger Ver, que vezes é citado como co-criador do Bitcoin Cash. 

Temos também outros nomes envolvidos diretamente com o projeto, como o cientista da computação Craigh Steven Wright, que afirma ser Satoshi Nakamoto.

Vantagens

Existem diferentes vantagens no Bitcoin Cash, tanto em seu uso direto, quanto quando falamos de seu aspecto idealista. O projeto tem como principal objetivo ser usado como moeda de troca, assim como está descrito em seu whitepaper. Com isso em mente, a moeda está sempre avançando na direção desse objetivo, com transações mais rápidas e taxas bem mais baratas.

Os seus defensores acreditam que o BCH é mais próximo da visão de Satoshi, já que o aumento de blocos estava descrito nos planos originais do criador da primeira criptomoeda. 

Diferenças entre Bitcoin e Bitcoin Cash

Primeiramente, precisamos levar em conta que o código fonte permanece muito semelhante ao do Bitcoin, logo qualquer inovação pode ser facilmente aplicada no Bitcoin Cash. 

Por contar com uma equipe de desenvolvedores e apoiadores mais alinhada, existe uma facilidade maior em se obter consenso, ou seja, decisões para mudanças de regras e upgrades.

O fato de possuir uma capacidade maior evita o surgimento de gargalos, transações que acabam ficando para o próximo bloco, tendo que aguardar cerca de 10 minutos adicionais para uma confirmação. O BCH também tem uma mineração menos concorrida e que pode ser mais lucrativa para pequenos mineradores.

O símbolo do Bitcoin Cash representa o oposto do Bitcoin, trocando o laranja pelo verde e tendo uma inclinação para o lado oposto do "B" do BTC.


Entre as principais diferenças temos:

  • Limite de 8MB (megabytes): permite que um maior número de transações seja confirmado dentro do mesmo bloco;
  • Algoritmo de mineração diferente, ainda que valha ressaltar que as mineradoras modernas conseguem alternar entre ambos;
  • Upgrades previamente agendados a cada 6 meses;
  • Barreiras de verificação a cada 10 blocos, a fim de desincentivar ataques 51%;
  • Ausência do upgrade Seg Wit, que separou as assinaturas das transações dentro dos blocos.

Bitcoin Cash: como comprar?

No início, o Bitcoin Cash foi distribuído para os investidores de Bitcoin que possuíam seus ativos em carteiras e corretoras que deram suporte ao BCH. Atualmente, para comprar a moeda é necessário seguir passos semelhantes ao do Bitcoin original.

Exchanges

Uma das maneiras mais fáceis e práticas de comprar Bitcoin Cash é por meio das corretoras. As corretoras também são mais seguras, já que realizam todo o trabalho de intermediar a compra e venda das criptomoedas, sem que seja necessário que você mesmo procure por pessoas de confiança para realizar a operação.

Para comprar Bitcoin Cash (BCH) abra sua conta gratuita na Coinext. Além disso, você pode começar a comprar frações com valores menores começando com R$25,00 reais.

P2P (Peer-to-peer)

Outra maneira de comprar a altcoin é através do mercado P2P. Neste modelo de compra, você estaria lidando diretamente com a outra parte envolvida na operação, sem nenhum intermediário. Portanto, é uma operação feita quase que totalmente na base da confiança, pois não há nada garantindo que, depois que você enviar o dinheiro, ou as criptomoedas, para quem estava negociando com você, a pessoa também lhe enviará o dinheiro. Por isso, é preciso ficar sempre de olho na cotação do Bitcoin Cash para conseguir um bom preço, além de sempre comprar com P2P que seja classificado por outros compradores e que tenha como provar serviços prestados anteriormente.

Onde guardar

Se você optou por comprar suas moedas Bitcoin Cash (BCH) por meio de uma corretora, há a possibilidade de armazená-las diretamente no site da mesma. Dessa forma você consegue armazenar seus criptoativos com segurança e maior praticidade para negociá-los a qualquer momento. 

Porém também existe a possibilidade de guardar as moedas em carteiras, que podem ser digitais ou físicas. 

 Existem diferentes formatos de carteiras:

● online, que armazenam os dados na nuvem;

● mobile (apps) para celulares;

● software (desktop) para computadores;

● hardware (offline) usualmente em dispositivos USB;

● papel (paper) usualmente impressas em placas de metal.

 Estas carteiras podem ser classificadas em quente (hot), quando estão conectadas à internet, e frias (cold), desconectadas da rede.

As principais carteiras virtuais que aceitam o Bitcoin Cash (BCH) são essas:

Carteiras Hardware

Carteiras Software

A Coinext é uma corretora que conta com os protocolos mais rígidos em relação a segurança, portanto suas criptomoedas também estão seguras aqui.

Entenda melhor como guardar suas criptomoedas em Corretoras, carteiras e o ecossistema de criptomoedas.

Bitcoin Cash: Como minerar

O processo de mineração do Bitcoin Cash é bem semelhante ao do Bitcoin, com algumas diferenças pontuais. Mineração é o processo de validação das transações que ocorrem dentro da blockchain da respectiva moeda. Neste processo, os nós (nodes) são pessoas que utilizam computadores com processadores potentes, ou equipamentos específicos, para minerar as criptomoedas, ou seja, validar se as transações que ocorrem dentro de sua blockchain são legítimas. Essa validação ocorre por meio da resolução de um problema matemático de alto grau de complexidade, que precisa encontrar o algoritimo hash. Os computadores só conseguem encontrar o hash por meio de tentativas e erros.

Uma vez que encontrado, o bloco é minerado e todas as transações que estavam nele são validadas. À medida que os mineradores vão validando tais blocos, eles são recompensados por este trabalho e por estarem emprestando seus poderes computacionais à rede. Sendo assim, eles recebem unidades da criptomoeda em questão, nesse caso, recebem unidades de Bitcoin Cash. Por este motivo, a mineração além de validar as transações, também é o processo responsável pela inserção de novos tokens da moeda no mercado.

Existem duas formas de se minerar criptomoedas, de maneira solo ou por pools de mineração. Na maneira solo, como o próprio nome já diz, você arca com os custos da mineração sozinho e também recebe os lucros na íntegra, visto que você conseguiu minerar as moedas por conta própria. Nos pools, os mineradores se unem em busca de compartilhar também seus poderes computacionais, aumentando o poder de mineração do pool. Os lucros são repartidos proporcionalmente à contribuição de cada minerador.

A mineração do Bitcoin Cash é relativamente mais lucrativa que a do Bitcoin, pelo menos em relação ao número de moedas que é possível minerar. Atualmente, a recompensa é de 12,5 BCH por bloco minerado. Recentemente ocorreu o halving do Bitcoin Cash, pouco tempo antes do halving do Bitcoin. O halving é o processo pelo qual as criptomoeds passam, de tempos em tempos, para controlar a emissão de novos tokens da mesma, para que não haja inflação no preço da cripto. Dessa forma, de maneira automática, a própria blockchain corta pela metade a quantidade e unidades permitida para recompensar os mineradores. Isso fez com que  diminuísse o número de concorrentes pela mineração da rede, devido a recompensa menor.

Com isso, é possível minerar mais facilmente. No entanto, há um problema ligado a isso. O Bitcoin Cash tem um hashrate bem mais baixo que o Bitcoin, já que não há o mesmo número de interessados no projeto como no BTC. Isso acabou causando algumas instabilidades e até mesmo algumas questões relacionadas à segurança.

Segurança 

A segurança do Bitcoin cash é diretamente prejudicada pelo seu hashrate menor e pelas instabilidades que citamos. Isso faz com que a rede ofereça diferentes riscos para os investidores.

Mas vale ressaltar que o BCH tem uma equipe muito dedicada ao avanço das tecnologias descentralizadas e a segurança. Com isso o projeto está constantemente se adaptando para melhorar a sua integridade e segurança, mesmo com momentos de hashrate mais baixo.

Riscos 

Na questão técnica, o hashrate mais baixo acaba oferecendo o risco de um possível ataque 51%. Após o último halving da rede, foi estimado que a falta de interesse dos mineradores permitia que um ataque de 51% custaria apenas US$ 7.329. (Dados de fevereiro de 2020.)

Um ataque de 51 pode não só causar a perda das criptomoedas dos investidores, mas também derrubar o valor da moeda. Outro risco está no fato da perda da narrativa de melhoria em relação ao Bitcoin. O BCH até saía na frente do Bitcoin há um tempo, mas com o sucesso do SegWit, as taxas e o tempo de confirmação do BTC estão relativamente baixos, o que não justifica um interesse tão grande no Bitcoin. 

Saiba como fazer sua gestão de riscos.

Bitcoin Cash hoje

O preço do Bitcoin Cash é cotado completamente avulso ao Bitcoin original, sendo determinado pela oferta e demanda. É negociada na Coinext em Reais (BRL)A e sua cotação irá variar conforme o mercado. Assim como o Bitcoin, O Bitcoin Cash atingiu o seu ápice em dezembro de 17, chegando a valer mais de R$15 mil reais, a US$3.510. Seu montante atual em capitalização de mercado é equivalente a 27 bilhões de dólares.

Desde então ela vem testando novos níveis de resistência e provando novos suportes. Em 2018, sua máxima foi atingida no mês de maio, em torno de US$1.636. Em seguida, teve uma queda brusca e fechou o ano valendo US$136. Em 2019 se recuperou um pouco e mante-se neste e no próximo ano em torno de US$300.

Em 2021, a moeda experimentou nova valorização, junto com outras altcoins que também se valorizaram no período, e até a atualização deste artigo, em maio, estava sendo cotada a US$1.248.

Sem dúvidas, uma altcoin para se vigiar de perto, com um potencial muito grande de se valorizar ainda mais.

Bitcoin Cash: Gráfico 

Que tal começar a investir agora?
Abra sua conta Coinext. É rápido e grátis!
Abrir minha conta
Você pode se interessar também...