Tudo sobre Chiliz

O Chiliz, ainda que possa ser considerado uma criptomoeda, é formalmente um token da classe de ativos chamada de utility token (token de utilidade). Ele permite que os seus investidores comprem fãs tokens de equipes esportivas na plataforma Socios.com. Com sua popularização e forte valorização em 2021, começou a ser negociado em corretoras de todo o mundo.

Bitcoin (BTC)
Ethereum (ETH)
Litecoin (LTC)
Ripple (XRP)
Bitcoin Cash (BCH)
Tether Dólar (USDT)
Cardano (ADA)
Chainlink (LINK)
Stellar (XLM)
Dogecoin (DOGE)
EOS
Axie Infinity (AXS)
Chiliz (CHZ)
SushiSwap (SUSHI)
USD Coin (USDC)

O que é Chiliz (CHZ)

Redação Coinext

Já imaginou participar das principais decisões do seu time de futebol, ter acesso a vantagens exclusivas e investir na indústria de entretenimento? O Chiliz (CHZ), é um utility token que te proporciona tudo isso, além de todo um ecossistema brilhante para quem é fã de esportes e torcedor de carteirinha.

O Chiliz (CHZ) é um token utilitário, ou utility token, desenvolvido pela plataforma Socios.com, e funciona como um combustível desta plataforma. O token utiliza o padrão ERC-20, disponibilizado pela rede blockchain da Ethereum. Em agosto de 2021 a moeda registra uma capitalização de mercado em torno de US$2.060.809.187 e teve uma valorização acumulada no ano de incríveis 2.400%.

Um token utilitário representa o acesso a um determinado produto ou serviço, para aquele que detém o token. Eles atuam como facilitadores do ecossistema em que estão inseridos. No caso do Chiliz, ele funciona como uma moeda digital da plataforma Socios.com, que foi especialmente desenvolvido para a tokenização esportiva e de entretenimento.

Na prática, o que o CHZ faz é permitir que os seus investidores comprem tokens de equipes específicas e sejam sócios de grandes como Barcelona, Paris Saint-German, Juventus, dentre outros. Por meio desta moeda digital, foi possível desenvolver o primeiro aplicativo de engajamento e recompensa de fãs do mundo. 

Vamos entender melhor como funciona toda essa estrutura do Chiliz.

Alguns times que têm parceria com o token Chiliz.
Alguns times que têm parceria com o token Chiliz. (Imagem: Inversitificar)

Como surgiu

O Chiliz (CHZ) foi desenvolvido em 2018 pela equipe da Socios.com, uma empresa com sede na Europa, voltada para votação e recompensa de fãs. A empresa, cujo atual CEO também é CEO da CHZ, Alexandre Dreyfus, também conta com uma equipe de 65 profissionais de 25 diferentes nacionalidades. Eles foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento do token.

Como funciona o Chiliz (CHZ)

Conforme explicamos, o Chiliz (CHZ) é um utility token, ou token de utilidade. Seu principal papel é representar um acesso a um determinado produto ou serviço. Ou seja, ele não tem como intuito principal atuar como um ativo de armazenamento de valor ou facilitação de transferências, mas sim, é um instrumento de investimentos, inserido em um ecossistema específico dos esportes, principalmente.

A lógica por trás dos utility tokens é similar aos tokens colecionáveis, cuja valorização depende diretamente do crescimento do sistema em que estão inseridos. À medida que os usuários deste sistema vão aumentando, aumenta também o potencial de utilização do token e a sua percepção de valor, impactando no preço.

No caso do Chiliz, ele foi desenvolvido para facilitar as trocas dentro da plataforma Socios.com. Essa é uma plataforma internacional de interação entre clubes e ligas esportivas e sua base de fãs. O token Chiliz é exatamente o que une esses dois universos e possibilita a interação entre os torcedores, além de permitir que os clubes, atletas e times lancem seus próprios tokens independentes, também chamados de fan tokens.

Na prática, por meio da plataforma, aqueles que adquirem os tokens CHZ podem trocá-los por tokens de equipes específicas, ganhando direito a participar de votações de decisões, ações promocionais, produtos e outros benefícios exclusivos. Ou seja, você pode comprar tokens Chiliz na Coinext, por exemplo, e usá-los para comprar outros tokens na plataforma Socios.com. É como a versão digital dos sócios torcedores que existem no Brasil.

Para que serve

Conforme explicamos no decorrer do artigo, a principal finalidade do Chiliz é fazer a ponte entre torcedores e as ligas, equipes e  atletas, de diversas modalidades esportivas, incluindo UFC e futebol. Ou seja, ele dá permissões exclusivas aos usuários e viabiliza as ações dessas permissões, como por exemplo as votações e interações. 

Além disso, ele funciona como um criptoativo, é claro. Sendo uma ótima opção de diversificação dos investimentos, sobretudo, visando o curto prazo, uma vez que o seu desempenho depende do sucesso das respectivas equipes. É possível usar o Chiliz (CHZ) para especular ou para usufruir dos benefícios da plataforma Socios.com. É como se o token tivesse criado uma maneira democrática dos torcedores e admiradores da indústria de esportes e entretenimento terem voz ativa nas decisões de seus times e atletas e serem mais presentes em seu dia a dia.

Principais diferenças para o Bitcoin

As diferenças entre o Bitcoin e o Chiliz são bem claras, e são todas voltadas à construção dos ativos, seus objetivos e suas utilizações.

Categoria do criptoativo

O Bitcoin é uma criptomoeda, que foi criada com o objetivo de funcionar como uma moeda digital criptografada e ser parte de um sistema descentralizado. Suas transações são registradas em sua própria blockchain, que funciona como um livro-contábil aberto ao público, na qual qualquer um consegue acessá-la e verificar dados das transações.

O Chiliz, como explicamos ao longo do artigo, ainda que possa ser considerado popularmente uma criptomoeda, visto suas características de valor e troca, é formalmente um token, da classe de ativos chamada de utility token (token de utilidade). Ele não possui sua própria blockchain e é um token no padrão ERC-20 que necessita da rede blockchain da Ethereum para funcionar. 

Finalidade principal

Apesar de ambos, hoje em dia, funcionarem como ativos passíveis de serem investidos, eles possuem objetivos totalmente diferentes. Como você já deve saber, o Bitcoin foi desenvolvido para possibilitar transações e reserva de valores, de maneira confiável e eficiente, sem necessitar de uma porção de órgãos intermediários para concluir as transações. Um dos pontos-chave do Bitcoin foi que a moeda possibilitou com que usuários tenham maior controle de suas próprias finanças, sem depender de bancos ou governos, a partir de sua tecnologia blockchain descentralizadora.

Já o Chiliz (CHZ) foi desenvolvido com um objetivo muito claro de funcionar como uma moeda digital da plataforma Socios.com. Ele é um token 100% dedicado à indústria de esportes e entretenimento, e dentro da plataforma, ele consegue viabilizar uma série de permissões exclusivas aos usuários, além de estreitar relações entre fãs e torcedores com seus times, equipes e atletas favoritos.

Mineração

O Bitcoin é uma criptomoeda baseada no protocolo de consenso Proof of Work, ou prova de participação. Por meio deste protocolo, ocorre o processo de mineração da cripto, atividade que tem por consequência a inserção de novas unidades da moeda no mercado. 

Resumidamente, a mineração do Bitcoin é o processo de validação das transações que ocorrem dentro da blockchain. Diversos nós (ou nodes) que estão espalhados pelo mundo, ficam responsáveis por esta validação, que ocorre pela resolução da função hash, por meio de computadores super potentes que resolvem a função na base da tentativa e do erro. Como estes servidores estão emprestando suas potências computacionais, eles são recompensados por este trabalho com unidades de bitcoin. Assim, novas unidades de bitcoin são extraídas a cada validação das transações.

Já o Chiliz (CHZ) é um token pré-minerado, portanto, todas as unidades de token que podem estar em circulação no mercado já existem. 

Principais vantagens do Chiliz (CHZ)

O Chiliz em si não é um fã token, ele é um utility token. Porém, como ele está inserido na plataforma da Socios.com e lá funciona como uma moeda de troca, ele pode ser trocado por tokens de equipes diversas de futebol, atletas e até mesmo do UFC. Estes tokens podem estar vinculados a vantagens como acesso a áreas VIPs, ingressos de jogos, prêmios e o poder de votação em pesquisas do time.

Tradicionalmente, as indústrias de esportes e entretenimento movimentam bilhões de dólares todo ano e é um mercado extremamente aquecido. De acordo com a consultoria Deloitte, somente o mercado do futebol na Europa atingiu em 2021 a marca de 25 bilhões de euros (cerca de R$112 bilhões).

As equipes, clubes e atletas estão constantemente procurando opções de engajar seus torcedores e fãs, afinal eles dependem de patrocínios e do apoio dessas pessoas. O CHZ possibilita que você participe deste mercado de diversas maneiras, seja interagindo com o time/atleta e torcedores, ou dando uma voz ativa e poder de decisão. 

Ele é um utility token bastante voltado à experiência única que proporciona aos usuários e investidores. Assim, quanto mais pessoas aderirem ao ecossistema do Chiliz, mais ele tende a se valorizar. 

Uma outra grande vantagem do token Chiliz é que está se firmando parcerias com equipes fortes e de renomes, e expandindo as categorias para muito além do futebol, com equipes de basquete, esportes eletrônicos e até UFC. Em maio deste ano, a plataforma anunciou a criação do token do Ultimate Fighting Championship (UFC), maior liga de MMA do planeta. Ainda em maio, foi anunciada uma nova parceria, desta vez com a Aston Martin, resultando na criação do $AM, ativo digital destinado aos fãs da equipe de Fórmula 1. Após a novidade o CHZ registrou uma alta de 25%, demonstrando o que impacta no preço deste ativo.

Plataforma da Socios.com anunciando fan tokens da Aston Martin e Alfa Romeo.
Plataforma da Socios.com anunciando fan tokens da Aston Martin e Alfa Romeo. (Imagem: Socios.com)

Como minerar Chiliz (CHZ)? É possível?

Conforme explicamos no tópico sobre as principais diferenças entre o CHZ e o BTC, os tokens Chiliz são pré-minerados. Portanto, todos os tokens CHZ já foram criados, ainda que não estejam em circulação em sua totalidade. Seu fornecimento total é de 8.888.888.888.

Uma curiosidade bem legal é que dizem que este número não foi aleatório, existem diversas teorias em torno da escolha deste valor para o fornecimento total de CHZ. Alguns acreditam que o número 8 é considerado o número da sorte na China, já outros acreditam que o número estaria relacionado a símbolos e datas específicas dos Jogos Olímpicos. E você, acredita em alguma dessas teorias?

Em relação ao fornecimento do token, até o fim de agosto de 2021, já haviam sido emitidos cerca de 62% do total pré-minerado, o que representa aproximadamente 5.547 bilhões de tokens. 

Na rede do Chiliz, é utilizado o protocolo de consenso Proof of Authority, ou prova de autoridade, que vem como uma alternativa aos demais protocolos existentes, pois consegue processar um número maior de transações por segundo. Tal protocolo foi desenvolvido pelo chefe de tecnologia da Ethereum chamado Gavin Wood. Neste modelo, os nós que ficam responsáveis pela validação das transações são escolhidos de forma aleatória. Esses validadores colocam em risco suas próprias reputações, ao invés de colocar em prova suas criptomoedas, como ocorre no Proof of Stake, ou prova de participação.

Como comprar tokens Chiliz (CHZ)

Corretora de Chiliz

A primeira forma de investir em Chiliz (CHZ) é também o meio mais seguro e confiável, através de uma corretora como a Coinext.

Nesta opção, a corretora faz todo o processo de intermediação das transações entre as partes envolvidas, além de disponibilizar sua própria carteira virtual para armazenamento das suas criptomoedas. Também oferece uma interface mais completa, com outras opções de moedas, diferentes tipos de operações e dados  importantes que podem ajudar o trader a ter um investimento de sucesso.

A Coinext oferece uma plataforma segura e fácil de utilizar para você negociar as melhores criptomoedas do mercado.

Abra sua conta grátis para comprar e vender Chiliz (CHZ) hoje mesmo. Uma vez que você compra CHZ na corretora, você pode enviá-los para sua carteira na Socios.com para trocar por fãs tokens de equipes esportivas.

Plataforma Socios.com

A segunda forma é por meio da própria plataforma Socios.com. Você precisa fazer o download do aplicativo da plataforma, já que não existe uma versão para web. Em seguida, você acessa a carteira (wallet) da plataforma, faz um depósito, busca o endereço do token e então realiza a compra. 

P2P (peer-to-peer)

A terceira forma é por meio do processo P2P, peer-to-peer, que é basicamente uma forma realizar transações diretamente com a outra parte envolvida, não se faz o uso de um intermediário, como uma corretora. O risco deste tipo de transação é que não há garantias de que você receberá seus tokens ou seu dinheiro, uma vez que a relação entre as partes é puramente na base da confiança.

Como guardar

Conforme dito acima, caso você adquira suas moedas em uma corretora, há a possibilidade de armazená-las diretamente no site da corretora. Porém também existe a possibilidade de guardar as moedas em carteiras, que podem ser digitais ou físicas.

Existem diferentes formatos de carteiras:

  • online, que armazenam os dados na nuvem;
  • mobile (apps) para celulares;
  • software (desktop) para computadores;
  • hardware (offline) usualmente em dispositivos USB;
  • papel (paper) usualmente impressas em placas de metal.

Estas carteiras podem ser classificadas em quente (hot), quando estão conectadas à internet e dependem desta conexão, e frias (cold), carteiras desconectadas da rede.

Como ele é um token que utiliza o padrão ERC-20 da rede Ethereum, geralmente o token é aceito em todas as carteiras que aceitam também os tokens ETH. As principais carteiras que aceitam o Chiliz (CHZ) são as seguintes:

  • Ledger Nano S
  • Carteira BRD
  • MyEtherWallet
  • TrustWallet
  • Im Token

Qual o preço do token Chiliz (CHZ)?

O Chiliz (CHZ) é negociado na Coinext em Reais (BRL), e sua cotação irá variar conforme a oferta e demanda do mercado.  Até o fim de agosto de 2021, a moeda possuía um montante de US$2.060.809.187 e a cotação da moeda chegava a US$0,38.

Apesar de ter sido desenvolvida em 2018, até o ano de 2020 o Chiliz possuía quase nenhum valor de mercado. No final de 2020, em dezembro, o token ainda tinha cotação em torno de US$0,019.  Começou 2021 atingindo US$ 0,054 em fevereiro, quando então passou por uma valorização sem igual, atingindo sua máxima histórica no valor de US$0,73 em março. Mais tarde, em abril, passou por uma correção e foi cotada a US$0,43.

Acompanhando a correção do Bitcoin e das demais criptos, nos meses de maio, junho e julho, o token recuou bastante e ficou em torno de US$0,23. No mês de agosto já demonstrava que conseguiu recuperar e se valorizou mais, até atingir o valor de US$0,37.

Gráfico

Na Coinext dispomos das avançadas ferramentas de análise técnica para os usuários através do TradingView. É possível utilizar estratégias de Bollinger, Médias Móveis, MACD, Estocástico, RSI, IFR, entre outros.

Acesse sua conta Coinext para acessar o gráfico completo do Chiliz (CHZ).

Que tal começar a investir agora?
Abra sua conta Coinext. É rápido e grátis!
Abrir minha conta
Você pode se interessar também...
Feedback