Você quer saber como investir em ativos tokenizados? Nesse conteúdo você encontra um passo a passo para começar agora mesmo a realizar esses investimentos.
Os ativos tokenizados são uma alternativa de investimento capaz de oferecer boa rentabilidade com baixo risco. Por isso, investir em tokens pode ser uma opção interessante para quem busca diversificar a carteira de investimentos.
Mas você sabe como o investimento em ativos tokenizados funciona? Quais as vantagens e riscos? Será que é seguro e vale mesmo a pena?
Neste artigo, trazemos respostas para todas essas perguntas e te mostramos como começar a investir em ativos tokenizados com R$100. Então, continue lendo porque vamos falar sobre tudo isso:
Para entender o que são ativos tokenizados, primeiro é necessário estar claro o conceito de token. Token é a representação digital de algum ativo real, ou seja, algum bem ou serviço que possua valor.
Com isso, chamamos de ativos tokenizados os ativos físicos ou produtos financeiros tradicionais que foram transformados em tokens.
Ao ganhar uma representação digital, esses ativos podem ser transferidos, comprados, vendidos e armazenados digitalmente, com muito mais facilidade e praticidade do que seria feito de modo tradicional.
Praticamente tudo que possui ou gera valor pode ser tokenizado e transformado em um ativo digital, como, por exemplo:
E essa lista só cresce, visto que a tecnologia por trás da criação dos tokens está se expandindo cada vez mais. Entenda como esse processo funciona a seguir:
O processo de transformar ativos reais em ativos digitais é conhecido como tokenização.
A tokenização de ativos é feita por meio do registro do bem ou serviço em Blockchain, uma espécie de livro-caixa descentralizado e digital. Essa é a mesma tecnologia por trás do funcionamento do Bitcoin e das demais criptomoedas.
Quando um ativo é tokenizado, ele pode ser negociado em sua totalidade ou ter seu direito de posse fracionado e distribuído digitalmente em partes menores, como cotas. O token funciona, portanto, como um certificado digital.
Isso permite que diferentes pessoas tenham acesso a diversos tipos de produtos, serviços e investimentos com mais praticidade, segurança e menor custo, pois a Blockchain reduz o número de intermediários necessários para que uma operação aconteça e o custo de entrada nas cotas é bem menor do que no investimento tradicional.
Além disso, a Blockchain funciona 24 horas por dia sem interrupções, permitindo negociações entre pessoas de qualquer parte do mundo, a qualquer momento, por pequenas taxas.
Nesse vídeo, respondemos as principais perguntas para entender tudo sobre a tokenização de ativos:
O investimento em ativos tokenizados é um tipo de investimento alternativo. Ou seja, esse não é um produto comumente oferecido por bancos e corretoras do mercado tradicional.
Foi com o avanço da tokenização e da tecnologia por trás dos criptoativos que essa modalidade de aplicação financeira passou a ganhar mais atenção. No geral, esse investimento funciona da seguinte forma:
Primeiro, a plataforma responsável pela operação compra antecipadamente os direitos sobre aquele ativo tokenizado e depois realiza sua distribuição em cotas. Os investidores compram essas cotas para ter parte do direito sobre os ativos e passar a receber rentabilidade.
Na oferta de cada token, são definidas condições como, por exemplo:
Vale lembrar que as condições vão variar de acordo com o tipo de ativo real que foi tokenizado.
É comum encontrar o investimento em ativos tokenizados sendo chamado de “renda fixa das criptomoedas” ou “renda fixa digital”, por permitir que investidores recebam renda passiva em prazos regulares e pré-estabelecidos, um dos principais motivos que tornam essa modalidade atrativa para investidores.
Para saber se vale a pena investir em ativos tokenizados, o primeiro passo é estudar os pontos positivos e negativos sobre esse investimento e entender se ele é compatível com seu perfil de investidor, já que essa resposta irá mudar de pessoa para pessoa.
Conheça agora as vantagens, riscos e como é a segurança envolvida no investimento em ativos tokenizados:
De forma geral, os riscos de investir em tokens são os mesmos de qualquer outra operação, como especulação e liquidez.
Além disso, os riscos de investir em ativos tokenizados variam de acordo com os ativos que ele representa. Por canto, cada operação deve ser estudada com cautela.
Por exemplo, se você investe em tokens de precatório, precisa considerar os riscos próprios desse tipo de ativo, como a demora no pagamento da dívida por parte do poder público e a possibilidade de alteração na forma de cálculo de atualização do valor do precatório.
Todas essas informações ficam descritas de forma detalhada na lâmina técnica de cada operação com ativos tokenizados e você deve analisá-las com atenção.
O investimento em ativos tokenizados é protegido pela Blockchain contra falhas e ataques. Já a empresa responsável pela operação viabiliza a estruturação jurídica que garante a validação das operações.
Além da segurança, todas as informações referentes a um ativo tokenizado ficam salvas na Blockchain com transparência, podendo ser consultadas a qualquer momento.
Existem diferentes tipos de tokens para começar a investir. A seguir, apresentamos exemplos de ativos tokenizados que vale a pena conhecer:
Royalties musicais são os valores pagos aos detentores do direito autoral sobre uma música sempre que ela é reproduzida, seja em shows, YouTube, Spotify, novelas, entre outros contextos.
Já os tokens de royalties musicais são a representação digital de uma parte dos recebíveis desses direitos autorais sobre uma canção.
Logo, o investimento em royalties musicais por meio de ativos tokenizados é uma forma de investir nesses direitos e passar a receber renda mensalmente com o pagamento dos royalties.
Precatórios são títulos de dívida pública expedidos pelo Judiciário, que pessoas físicas ou jurídicas têm a receber de órgãos públicos.
Nesse tipo de investimento, o pagamento da dívida é antecipado ao cobrador, que aceita receber uma quantia menor por estar sendo pago antes do fim dos trâmites judiciais. Quem investe em precatórios lucra com a diferença entre o valor antecipado e o valor recebido quando o pagamento judicial é feito, incluindo juros e correção monetária.
Os tokens de precatório são uma representação digital do título de dívida, que é dividida em cotas menores distribuídas a diferentes pessoas por um valor mais acessível.
Os tokens de arte representam a propriedade fracionada de uma obra, como uma pintura. Quem possui esse token passa a ter o direito de ser remunerado quando aquela peça for vendida a algum colecionador.
Podemos dizer que comprar tokens de obras de arte é uma forma alternativa de investir no mercado de arte, com mais praticidade e um custo de investimento bem menor, já que o preço do ativo pode ser fracionado em partes menores representadas pelos tokens.
Na Coinext você investe em ativos tokenizados a partir de R$100,00 e consegue diversificar seu patrimônio.
Aqui você encontra oportunidades de investir em tokens dos maiores hits de sucesso do Brasil (HITSBR) e em tokens de precatório alimentar do estado de São Paulo (PRECSP).
Para começar a investir nesses ativos tokenizados, basta seguir as etapas:
Agora que você já sabe como funciona o investimento em ativos tokenizados, avalie se esses ativos são adequados para seu perfil de investidor e fique de olho nas oportunidades disponíveis na Coinext.
Abra sua conta grátis e tenha acesso aos principais tokens e criptomoedas do mercado.